PROGRAMA SUS CÓLERA
1. O que é?
A cólera é uma doença infecciosa intestinal aguda, causada pela enterotoxina do Vibrio cholerae O1 ou O139.
A transmissão é predominantemente hídrica e de manifestações clínicas variadas, sendo as mais frequentes diarreia e vômito, com graus de intensidade distintos.
As infecções em sua maioria são assintomáticas, com quadros de diarréia leve. Nos casos graves, a diarréia é aquosa e profusa, seguida de vômito, dor abdominal e cãibra, podendo acarretar em desidratação intensa e óbito.
O tratamento da cólera se fundamenta na rápida e adequada reidratação dos pacientes, por meio de fluidoterapia e antibioticoterapia dos casos mais graves.
Entretanto, cabe ressaltar que a deficiência do sistema de abastecimento de água tratada, a falta de saneamento básico local, assim como a alta densidade populacional e carências habitacionais favorecem a contaminação pelo V. cholerae.
Desta forma, medidas de prevenção e controle deverão ser realizadas pela vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, assistência à saúde, saneamento, educação em saúde, órgãos de meio ambiente e de recursos hídricos, com a finalidade de prover à população de condições adequadas de saneamento básico, contribuindo para a prevenção, controle e redução dos riscos e casos da doença.
Uma importante medida de prevenção e controle é o tratamento da água no domicílio utilizando-se a solução de Hipoclorito de Sódio 2,5%.
2. Insumo disponível:
I. Hipoclorito de Sódio 2,5% - frasco 50mL
3. Como ter acesso?
O usuário deverá procurar e se direcionar a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima de sua residência para obter informações e orientações acerca da disponibilização do insumo.
Secretaria de Saúde ✹ Subsecretaria de Atenção à Saúde
Superintendência de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos