play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

EMATER-RIO participa da Semana Internacional do Café (SIC) 2024

A EMATER-RIO marcou presença na Semana Internacional do Café (SIC) 2024, realizada entre os dias 20 e 22 de novembro em Minas Gerais, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento da cafeicultura fluminense e o desenvolvimento rural com um stand relevante e estruturado. O evento reuniu produtores, especialistas e consumidores em um dos mais importantes encontros do setor cafeeiro no Brasil.

Um grupo de 23 produtores fluminenses apresentou cafés com pontuação acima de 85 pontos, destacando a alta qualidade da produção do estado do Rio de Janeiro, além de fortalecer laços comerciais e ampliar redes de comercialização. Durante o encontro, foram realizadas três rodadas diárias de cupping organizadas pelas Q-Graders Jeziane Apostólico e Jéssika Apostólico, com a participação de sete produtores em cada sessão. Uma dessas rodadas contou com degustadores internacionais e a presença do renomado Flávio Borem, figura de referência no universo dos cafés especiais.

“O evento foi maravilhoso e de grande proveito para nós cafeicultores. Parabenizo a EMATER-RIO juntamente com toda sua equipe técnica, que trabalharam com muito empenho e profissionalismo para que o atendimento no stand dos "Cafés do Rio de Janeiro" resultasse num verdadeiro sucesso. Rara foram as vezes, nesses meus mais de cinquenta anos trabalhando com café por esse Brasil, que vi uma entidade com tanta dedicação assim para cumprir suas tarefas”, declarou José Ferreira Pinto, produtor e presidente da COOPERCANOL.

A equipe da EMATER-RIO foi amplamente representada, incluindo o Diretor Técnico Marconi Resende e regionais Noroeste, Serrano e Sul, além de técnicos e extensionistas que desempenharam um papel importante no evento. O Deputado Estadual Jair Bittencourt também esteve presente, demonstrando apoio aos produtores e à empresa em uma ocasião de grande relevância para a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

"É um evento que demonstra o crescimento da cafeicultura e da qualidade dos cafés do estado do Rio de Janeiro. Do ano passado para esse, saltamos de 14 produtores com 85 pontos ou mais para 23. Foi uma oportunidade incrível ter um stand bem estruturado, onde pudemos organizar tudo perfeitamente e todos ficaram muito encantados. Além disso, acho importante ressaltar o trabalho dos colegas da EMATER-RIO, que acompanham esses cafeicultores durante alguns anos, e a figura do deputado Jair Bittencourt em conseguir esses recursos públicos para participarmos", afirmou Marconi.

A participação na SIC 2024 foi uma experiência enriquecedora, conectando produtores fluminenses a consumidores e especialistas do Brasil e do mundo. Com ações como essas, a EMATER-RIO segue firme em seu propósito de valorizar a cafeicultura do estado e de contribuir no desenvolvimento econômico e social no campo.