play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Feiras da Agricultura Familiar

Desde 2007, a Emater-Rio tem se dedicado ao Projeto de Feiras Livres da Agricultura Familiar, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Essa parceria reconhece a Emater-Rio como protagonista nos programas e ações de segurança alimentar e nutricional, dando visibilidade a essa modalidade de comercialização.

As Feiras da Agricultura Familiar fazem parte dos chamados Mercados de Proximidade ou de Circuitos Curtos, onde produtores e consumidores estão próximos geograficamente e socialmente. Esses espaços são mais do que apenas locais de troca de produtos por dinheiro. Eles também promovem o intercâmbio de informações, conhecimento, confiança, solidariedade, reciprocidade e amizade, entre outros aspectos. Esses mercados são construídos por meio de redes de relações socialmente estabelecidas, envolvendo não apenas produtores e consumidores, mas também instituições, natureza e cultura.

As feiras desempenham um papel estratégico no abastecimento alimentar e são uma importante política pública de segurança alimentar e nutricional. Alem de proporcionar mais oportunidades para as comunidades rurais, trazendo benefícios significativos para produtores, consumidores e para a economia local. Ao fortalecer a produção familiar, promover o acesso da população a alimentos saudáveis e estimular o desenvolvimento sustentável, essas feiras estão contribuindo para construir um futuro mais próspero e equitativo para as comunidades rurais do estado.

É importante ressaltar que as feiras são um coletivo que deve ser orientado pela ação extensionista, utilizando metodologias de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), visando à autogestão do grupo e sua capacidade de acessar outros mercados, como os institucionais (Programa de Aquisição de Alimentos - PAA e Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE), por exemplo. A orientação da ação extensionista ao longo de todo o processo de organização, implantação e assessoramento da feira visa sempre promover a autonomia do grupo e sua autodeterminação.

Em 2022 a EMATER-RIO adquiriu e disponibilizou 600 barracas, somando a capacidade de atender 1.200 agricultores e beneficiar diretamente 6 mil familiares, possibilitando a implantação de 120 feiras em 36 municípios.