O Selo de Qualidade do Café do Rio de Janeiro foi criado para destacar a qualidade dos cafés produzidos no RJ, bem como valorizar a sustentabilidade de seus sistemas de produção, visando maior competitividade e inserção no mercado. Essa certificação foi idealizada pela Emater-Rio com os seguintes objetivos:
- promover a melhoria e avanços dos processos gerenciais dos sistemas de produção;
- promover a produção de café de forma socialmente justa, economicamente viável, ambientalmente correta e de qualidade, assegurando a saúde dos consumidores, produtores e trabalhadores;
- incentivar as organizações dos setores participantes da cadeia produtiva a adotarem sistemas de qualidade, que contribuam para a segurança e a confiabilidade dos produtos ofertados aos diversos mercados consumidores;
- estabelecer um padrão de procedimentos, de normas de QUALIFICAÇÃO, de VALIDAÇÃO DE QUALIDADE e de avaliação independente no Estado do Rio de janeiro.
O cafeicultor interessado em solicitar o selo, deverá ir ao escritório local da Emater-Rio do seu município ou o mais próximo, detido de sua inscrição estadual do Estado do Rio de Janeiro para assinar o requerimento e a autodeclaração do cumprimento as normas para adesão.
Click aqui para ver as normas completas
Após a avaliação e vistoria da propriedade, acontece a classificação em três categorias: Ouro, Prata e Bronze. A propriedade que atingir de 70% das características mínimas existentes, leva o Selo Bronze; de 70% à 100%, o Selo Prata e atingindo 100% + o café bebida com classificação acima de 80 pontos, é contemplado com o Selo Ouro.
Essas categorias proporcionam aos produtores uma forma clara de avaliar seu desempenho em relação aos padrões estabelecidos pelo selo, incentivando-os a melhorar continuamente a qualidade de seus cafés e buscar a excelência, a EMATER-RIO reforça seu compromisso em apoiar e incentivar a produção de café de alta qualidade no estado.
A certificação é um selo de orgulho para os produtores Fluminenses, evidenciando o trabalho árduo e dedicado que está por trás de cada xícara de café produzida.
Agora, os amantes do café poderão identificar facilmente os cafés do Rio de Janeiro que atendem aos mais altos padrões de qualidade.