Este grupo de culturas compreende as culturas do arroz, milho, feijão e soja. Contudo, o arroz vem tendo uma queda na produção dentro do território fluminense. Já o feijão e o milho continuam na mesma prateleira: presentes nas pequenas propriedades em diversos municípios do Estado e, mesmo pouco representados em termos econômicos, exercem um importante papel para a segurança alimentar das famílias dos produtores.
No geral, os dados observados no ASPA 2022, demonstram que este grupo de culturas envolveu 1.865 produtores que cultivaram em 2.742 ha, a produção total foi cerca de 8,3 mil toneladas, proporcionando faturamento bruto de aproximadamente R$ 20,2 milhões no ano.
O grande destaque dessa cultura no Rio de Janeiro, é a soja. Responsável por aproximadamente R$ 844 mil/produtor/ano da renda bruta média per capita das quatro culturas de cereais. Este alto valor, se deve à concentração de grandes áreas com facilidade de mecanização e emprego de tecnologia, obtendo boa produtividade e remuneração com a cultura.