play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Pequenos e Médios Animais

Em 2023, a EMATER-RIO está direcionada a não medir esforços para a legalização da venda dos produtos de origem animal - tomada de decisão facilitada pela capacitação de técnicos em 2021. 

Confira os trabalhos feitos sobre pequenos e médios animais no território fluminense:

APICULTURA: em 2022, a EMATER-RIO fez um levantamento em todo estado com 935 apicultores ativos, em uma produção de 320.212 Kg de mel em 18.664 colmeias. Assim, com um faturamento de R$13.538.528,00, a apicultura no Rio de Janeiro tem evoluído em relação a produtividade das colmeias. A EMATER-RIO tem o papel de auxiliar os apicultores em todo território fluminense. Nesse contexto, as seguintes atividades são as que têm maior destaque:

- Elaboração de folders, pela Coordenadoria de Operações, Coper, sobre controle do besouro das abelhas distribuído pelos Escritórios Locais aos apicultores.

- Campanha junto aos consumidores da qualidade do mel em feiras e mercados mostrando que o verdadeiro mel cristaliza.

- Reuniões e Encontros sobre o controle da Aethina Tumida.

- Campanha e orientações para a recuperação de matas plantando mudas da flora apícola.

- Atestados de produtor, carteira de produtor e CAF emitidos pelos Escritórios Locais.

- Orientações para a implantação de Entrepostos de beneficiamento do mel com S.I.M e S.I F (2).

AVICULTURA DE CORTE: na primeira posição em faturamento na cadeia de Pequenos e Médios Animais, está a Avicultura de Corte com 1.105 produtores ativos, 48.217.960 aves alojadas e uma produção de 227.034 toneladas de carne em 2022.

Quem lidera a fila é o município de São José do Vale do Rio Preto, com 134.047 toneladas por ano. Ao todo, o Estado gerou R$688.432.378,00 pelos avicultores. A EMATER-RIO trabalha com avicultores familiares dedicados a aves poedeiras que vão para corte ao final do ciclo de produção. 

Nesse contexto, a empresa tem a atenção voltada no trabalho de repassar o manejo e instalação das Biosseguridades Avícolas que são procedimentos implantados visando evitar a entrada de patógenos na granja.

Esses são alguns dos trabalhos da EMATER-RIO com avicultura de corte:

- Capacitação pela Coordenadoria de Operações, Coper, on-line de 75 técnicos da EMATER-RIO com participação da Defesa Sanitária Animal sobre a Gripe Aviária e a Biosseguridade Avícola;

- 22 reuniões realizadas com avicultores repassando as informações da capacitação pelos Escritórios Locais;

- Campanha sobre a Biosseguridade Avicola;

- 56 atendimentos a avicultores no Escritório Local e presencialmente no município e nas granjas.

 

Relatórios:

- 2022
- 2020
- 2019

- 2018
- 2017