A silvicultura compreende o plantio de florestas para produção de madeira para diversas finalidades e também para produção de látex, extraído da seringueira, e produção de palmito nos plantios de palmeiras, principalmente espécies como a pupunha, açaí e palmeira real.
A EMATER-RIO, por meio da Gerência Técnica Estadual de Projetos Sustentáveis, realiza anualmente o Levantamento Anual de Silvicultura (LAS), onde são coletados dados em todo o Estado: a principal espécie cultivada em território fluminense é o eucalipto, respondendo por 99,93% do faturamento obtido na Silvicultura - as regiões Centro e Sul responderam por 91% do faturamento bruto e 69% da área colhida com a silvicultura econômica no Estado do Rio de Janeiro. Cabe ressaltar que o faturamento bruto estadual com a Silvicultura teve um aumento considerável nos últimos anos.
A implantação de Sistemas Agroflorestais deve ser incentivada por representar um sistema diversificado, capaz de promover inúmeros benefícios aos recursos naturais, às espécies cultivadas e, portanto, às famílias rurais. Os SAF podem ser utilizados na prestação de serviços públicos de extensão rural como unidades didáticas, evidenciando sistemas mais estáveis e sustentáveis.
Atualmente, a produção de madeira e seus subprodutos sobressai em relação à produção das palmáceas e seus produtos beneficiados.
Relatórios: