play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Olericultura

A olericultura é a atividade que ocupa o segundo lugar em relação ao faturamento bruto, proporcionando renda per capita bruta anual média de R$48 mil, destacando-se os olericultores da região Sul Fluminense, com renda de até R$94 mil.

Em indicadores da olericultura por região administrativa da EMATER-RIO, obtidos por meio do Sistema ASPA, a região Serrana respondeu por 56% do faturamento bruto estadual, concentrando 59% dos produtores que contribuíram com 61% da produção de olerícolas colhidas, em 15,4 mil hectares, correspondendo a, aproximadamente, 46% da área total colhida com olericultura no Estado do Rio de Janeiro. 

A importância da olericultura transcende seu impacto na economia estadual em função de sua contribuição para a disponibilidade de alimentos à população fluminense, principalmente por compreender culturas de ciclos mais curtos de produção, com altas produtividades. Neste sentido, a olericultura é estratégica para a “Segurança Alimentar Nutricional” na medida que fornece alimentos com propriedades nutricionais em quantidade e qualidade superiores aos importados de estados vizinhos.