play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

EMATER-RIO realiza Oficina de Boas Práticas de Manejo de Gado de Leite em Piraí

No último dia 02 de outubro, foi realizada uma Oficina de Boas Práticas de Manejo de Gado de Leite, no Assentamento Roseli Nunes, em Piraí. Promovida pela EMATER-RIO, UFRJ, TGARA e MST, o encontro aconteceu como uma oficina de produção de silagem, que contou com a participação de 15 pecuaristas da região, e teve como principal objetivo melhorar a alimentação do rebanho bovino, que vem sendo impactado pela estiagem.

A iniciativa surgiu da necessidade de mitigar as perdas causadas pela seca, que afetam diretamente os produtores locais. Para enfrentar esse desafio, foi elaborada uma estratégia para apresentar tecnologias e práticas que pudessem auxiliar os produtores na alimentação adequada do gado.

Durante a oficina, foi explicado o processo de ensilagem de forrageiras, os cuidados necessários para uma boa confecção e proteção do silo, o uso de inoculantes e aditivos, além das vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de silos que podem atender às necessidades dos produtores.

Após as explicações teóricas, os participantes tiveram a oportunidade de testar o que aprenderam. No encerramento, foi realizada uma análise da pontuação de fezes dos bovinos, que permitiu avaliar a saúde dos animais de acordo com a alimentação que estavam recebendo.

"O encontro foi muito proveitoso. Tivemos a participação de diversos pecuaristas que puderam levar para suas propriedades algumas técnicas novas para mitigar os custos de suas atividades”, concluiu Leonardo Bertuci, Extensionista Rural de Piraí.

v_202509031350_0