No último dia 02 de outubro, foi realizada uma Oficina de Boas Práticas de Manejo de Gado de Leite, no Assentamento Roseli Nunes, em Piraí. Promovida pela EMATER-RIO, UFRJ, TGARA e MST, o encontro aconteceu como uma oficina de produção de silagem, que contou com a participação de 15 pecuaristas da região, e teve como principal objetivo melhorar a alimentação do rebanho bovino, que vem sendo impactado pela estiagem.
A iniciativa surgiu da necessidade de mitigar as perdas causadas pela seca, que afetam diretamente os produtores locais. Para enfrentar esse desafio, foi elaborada uma estratégia para apresentar tecnologias e práticas que pudessem auxiliar os produtores na alimentação adequada do gado.
Durante a oficina, foi explicado o processo de ensilagem de forrageiras, os cuidados necessários para uma boa confecção e proteção do silo, o uso de inoculantes e aditivos, além das vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de silos que podem atender às necessidades dos produtores.
Após as explicações teóricas, os participantes tiveram a oportunidade de testar o que aprenderam. No encerramento, foi realizada uma análise da pontuação de fezes dos bovinos, que permitiu avaliar a saúde dos animais de acordo com a alimentação que estavam recebendo.
"O encontro foi muito proveitoso. Tivemos a participação de diversos pecuaristas que puderam levar para suas propriedades algumas técnicas novas para mitigar os custos de suas atividades”, concluiu Leonardo Bertuci, Extensionista Rural de Piraí.