Na última quarta-feira (28), o Escritório Local da EMATER-RIO em Italva, localizado na região Noroeste do Rio de Janeiro, realizou o Curso de Análise Sensorial de Cafés. O evento, ocorrido no Centro de Treinamento da empresa no município, foi direcionado a produtores rurais, profissionais ligados à atividade cafeeira e entusiastas do produto.
Durante o curso, os participantes tiveram acesso a uma combinação de aulas práticas e teóricas, nas quais aprenderam sobre os fatores que influenciam a qualidade da bebida, o sistema de classificação de cafés, e realizaram degustações que possibilitaram a diferenciação entre o café tradicional e o café especial.
As aulas foram ministradas por Jeziane Garcia Apostólico e Jéssika Garcia Apostólico, ambas Tecnólogas em Cafeicultura e certificadas como QGRADER pelo Coffee Quality Institute (CQI), instituição renomada que avalia a qualidade dos cafés mundialmente.
“A ideia do curso é dar mais fomento a cultura do café na região com foco na qualidade da bebida. Durante o curso, chamamos atenção para o processamento do café da lavoura até a xícara e mostramos a importância de conhecer a bebida, trazendo mais qualidade de vida para o produtor e sua família, assim como também para o consumidor final”, relatou Jeziane.
Devido ao sucesso do curso, novos encontros estão programados para setembro e outubro, com datas a serem confirmadas. Os interessados podem obter mais informações no Escritório Local da EMATER-RIO em Italva ou no Centro de Treinamento.