No início do mês de julho, entre os dias 5 e 7, ocorreu o tradicional Festival do Aipim de Serra da Cruz, no distrito de Macaé, região Norte do Rio de Janeiro. Essa foi a 16ª edição do evento, que acontece desde 1998 com a participação da EMATER-RIO. A organização foi realizada pela Associação de Produtores Rurais de Serra da Cruz (Aprusc) e Prefeitura Municipal de Macaé, com o intuito de promover a valorização dos agricultores da região com suas tradicionais produções de aipim.
Os extensionistas Marcos Peruzzi, Fabíola Andrade e Domingos Martins, junto do Supervisor Regional Norte Luciano Carniello, estiveram à frente do Concurso de Pratos, uma das atividades de maior destaque e que foi proporcionada pela empresa. O Diretor Técnico Marconi Resende e a extensionista social Ivani Rubião prestigiaram o evento e fizeram parte do corpo de jurados da competição.
“Essa é a 16ª edição, e nós da EMATER-RIO, junto com a associação, viemos trabalhando nesse festival e a gente percebe que a cada ano ele fica melhor. Então é importante para a cultura do aipim, que é a principal daquela região e também pela parte cultural, pois aí entrou a gastronomia. Por isso é de muita importância essa parceria entre a EMATER-RIO, a Prefeitura de Macaé e a comunidade”, disse Marconi Resende.
Ao todo, foram nove inscritos, em que diversos pratos elaborados a base de aipim disputaram as premiações. O escolhido como vencedor foi o Tacacá, levado pela produtora rural Marli Alves. A segunda colocação ficou com a “mandioquinha com bacon”, da produtora Regina Neri. Por fim, a produtora Marli Alves garantiu o terceiro lugar e fechou o pódio com um “doce de aipim, goiabada e coco em camadas”.