play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

EMATER-RIO tem participação importante na Expo Café Varre-Sai 2024
EMATER-RIO tem participação importante na Expo Café Varre-Sai 2024

No final do último mês ocorreu a Expo Café Varre-Sai, Feira de Negócios e Novas Tecnologias para a Cadeia Produtiva do Café no estado do Rio de Janeiro. O evento aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de junho, e contou com uma exposição de equipamentos e insumos para a cafeicultura, além de algumas demonstrações das tecnologias em campo.

“Esse evento traz bastante notoriedade para região, que é a maior produtora de café do estado. Ela concentra 80% da produção no estado do Rio de Janeiro. E Varre-Sai, que sediou a feira, é o maior produtor do estado. A base da economia do município é café. Então assim, é uma feira muito importante, pois ela mostra o trabalho desenvolvido e traz oportunidade para os produtores”, disse Gustavo Polido, Gerente Regional.

A EMATER-RIO esteve presente no local, apresentando dados da Cafeicultura do Estado, promovendo concursos de Torra e Cup Tasters, palestras, mostras de cafés especiais da Região do Alto Noroeste, indo a dois podcasts e fomentando o turismo rural da região. Além disso, o Presidente Marcelo Costa também compareceu e participou do lançamento do Selo Coletivo da IG do Alto Noroeste.

De acordo com alguns dados divulgados através das redes sociais da Expo Café, os números de negócios nessa segunda edição do evento giraram em torno de R$ 14 milhões, onde grande parte do valor foi da venda de roçadeiras, microtrator, carro adubos, produtos da agroindústria e entre outros equipamentos e insumos. Ainda segundo as estatísticas lançadas, cerca de 97% das empresas presentes afirmaram ter o desejo de retornar no próximo ano.