Conhecer detalhes do trabalho, dos resultados e das ações da EMATER-RIO, visando criar estratégias e formular plano de trabalho com realização de parcerias. Esse foi o objetivo da reunião promovida na tarde do último dia 4 de fevereiro, pelos diretores de Administração e Finanças e Técnico, Karla Alverca e Benito Igreja Junior, respectivamente. Além dos diretores da Empresa, uma equipe de gestão estratégica do secretário Eduardo Lopes ouviu, de coordenadores e gerentes das áreas administrativa e técnica, os principais números obtidos nas diferentes áreas de atuação da empresa de extensão rural, bem como os maiores gargalos e eventuais projetos com potencial para desenvolvimento, em prol dos agricultores familiares do Estado do Rio de Janeiro.
No decorrer do encontro, foram apresentadas cadeias produtivas trabalhadas pelos extensionistas rurais, ressaltando os principais problemas e eventuais potenciais. Nessa nova gestão, o Programa Estradas da Produção ganhou novas regras, preocupação extra na elaboração de contratos e exigência de contrapartidas: - É um programa com muita demanda e pontos a serem analisados. A coordenação do programa é da EMATER-RIO, mas a titularidade das máquinas pertence à Secretaria de Agricultura. É importante que a gestão do programa seja feita de forma partilhada, ressaltou o diretor Benito Igreja.
Para a diretora Karla Alverca, a partir do maior conhecimento dos programas e projetos das empresas vinculadas essa equipe de gestão estratégica poderá elaborar estratégias e sugerir ações que potencializem a atuação da Secretaria de Agricultura: - Temos metas para 100 e 180 dias. Estamos trabalhando duro para alcançar os resultados propostos. Quanto maior o conhecimento, mais fácil será a sugestão de novos caminhos que nos levem a atingir nossos objetivos.