Na Rio Oil & Gas, Agenersa defende mais oferta de gás natural

Na Rio Oil & Gas, Agenersa defende mais oferta de gás natural
.

Vice-presidente da Agenersa diz que é preciso aproveitar o potencial energético das reservas de gás natural. Agência participou do maior evento de óleo e gás da América Latina.

As reservas de gás natural do pré-sal são uma importante alternativa energética e deveriam ser mais bem aproveitadas pelo Brasil, na avaliação de Vladimir Paschoal, vice-presidente da Agenersa. Paschoal defendeu a posição durante congresso na Rio Oil & Gas.

Depois da invasão da Ucrânia pela Rússia, maior fornecedor de gás natural para a Europa, os preços do produto dispararam no mercado internacional. Com as sanções de países ocidentais à Rússia, a guerra provocou redução de oferta para o continente europeu e fez crescer a procura por outros fornecedores. Em meados de setembro, o preço do gás natural no Reino Unido chegou a 300% acima do patamar do início de agosto. Na Alemanha, principal cliente do gás russo na Europa, a alta no mesmo período foi de 119%. Já na França, o produto ficou 149% mais caro.

"A Agenersa tem envidado esforços na busca por mecanismos e práticas que potencializem o aproveitamento do gás natural produzido no Estado do Rio", declarou Paschoal durante debate com representantes do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), da estatal norueguesa Equinor e da Petrobras, na a sessão “Aproveitamento do gás natural associado produzido nos campos do pré-sal”.

Sylvie D'Apote, diretora-executiva de Gás Natural do IBP, entidade que organiza o evento, elogiou a atuação da Agenersa por sair na frente na regulação do consumidor livre de gás.

“A participação da agência nesta sessão, na pessoa do conselheiro Vladimir Paschoal, foi muito importante, porque o Rio de Janeiro é o estado que mais se beneficiará da nova oferta de gás advindo do Pré-sal”, afirmou Sylvie, que também moderou o painel. “Uma regulação pró-ativa que acompanhe a abertura do mercado é um elemento essencial para a atração de novos investimentos industriais e de geração elétrica que possam criar novas demandas de gás”, complementou.

A Rio Oil & Gas, principal evento do setor na América Latina, foi realizada durante esta semana no Rio de Janeiro.

 


 

30-09-2022

v_20250123_0