Agência reguladora lança o projeto "Agenersa na Rua" para situações emergenciais

Equipes de Pronto Atendimento já atuaram em rompimento de adutora e problemas de abastecimento de água na Região Metropolitana.
A Agenersa lançou o projeto Agenersa na Rua, para apurar com rapidez situações de emergência e ocorrências que provoquem transtornos a uma grande parte da população. O programa conta com quatro Equipes de Pronto Atendimento, que são deslocadas para as ruas onde os problemas acontecem. Os grupos foram divididos nas seguintes áreas: Baixada Fluminense, São Gonçalo, Capital e Áreas de Comunidades. Sob coordenação-geral da ouvidora da Agenersa, Michele Lopes, os grupos são formados por 11 servidores das câmaras de Saneamento (Casan) e de Resíduos Sólidos (Cares) e da Ouvidoria. A publicação no Diário Oficial desta quinta-feira (13/04) oficializou as ações de respostas a emergências já praticadas pela agência.
No fim de março, por exemplo, as Equipes de Pronto Atendimento atuaram no rompimento de uma adutora em Santíssimo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e em denúncias de falta d’água em São Gonçalo e na Baixada Fluminense. Em abril, verificaram relatos de desabastecimento também em Nova Iguaçu. Os fiscais do Agenersa na Rua são acionados assim que a agência toma conhecimento de casos relevantes de problemas de fornecimento ou outras ocorrências de grande repercussão. Enviadas imediatamente aos locais, as equipes inspecionam a dimensão do problema, apuram responsabilidades e verificam as ações tomadas pelas concessionárias para restabelecer o fornecimento e dar assistência à população prejudicada.
Os fiscais requisitam a presença de um técnico da concessionária para explicar as razões da ocorrência e ações de mitigação. Eles também são responsáveis por elaborar relatórios detalhados para embasar sanções, se for o caso. Já a equipe da Ouvidoria entra em contato direto com as pessoas atingidas para verificar a assistência fornecida pelas empresas e orienta os usuários sobre como procurar a Agenersa. Assim como acontece com outras agências reguladoras, o órgão deve ser acionado depois de o cliente tentar resolver sua questão diretamente com a concessionária. Primeiramente, deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor. Caso não seja atendido, aciona a Ouvidoria da empresa. Se ainda assim não tiver o problema solucionado, deve procurar a Ouvidoria da Agenersa.
Como entrar em contato com a Agenersa?
A Ouvidoria da Agenersa atende pelos seguintes canais:
Telefone: 0800 024 9040
E-mail: ouvidoria@agenersa.rj.gov.br
Aplicativo WhatsApp: (21) 2332-6457
Horário de Funcionamento: segunda à sexta-feira, das 8h00 às 20h00, exceto feriados.
Endereço: Av. Treze de Maio, 23 - Centro, Rio de Janeiro