Fiscais da Agenersa estiveram no Município de Pinheiral atendendo a solicitação do Presidente da Comissão de Saneamento da Alerj

Fiscais da Agenersa estiveram nesta quinta-feira (08/05), no município de Pinheiral, em atendimento ao ofício do Presidente da Comissão de Saneamento da Alerj, Deputado Estadual Jari Oliveira para acompanhar as queixas dos moradores da região, área sob a responsabilidade da concessionária Rio+Saneamento.
Técnicos da Câmara de Saneamento (CASAN) e da Câmara de política Econômica e Tarifária (CAPET), juntamente com a equipe da Ouvidoria percorreram os bairros São Jorge, Oriente e Jardim Real com o objetivo de apurar o motivo da insatisfação da população com os serviços públicos prestados pela regulada.
Foram observadas irregularidades na prestação do serviço de caminhão pipa. Moradores relataram que a concessionária solicita que o próprio usuário faça a ligação da água, caso o técnico da regulada justifique ter dificuldade para acessar a caixa d`água do local a ser abastecido. Também foram relatadas irregularidades pela falta de recebimento das contas nas residências; cobranças indevidas, além da água com coloração turva e forte odor de cloro.
Durante a fiscalização foi realizada visita ao laboratório na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Pinheiral para avaliar os parâmetros físico-químicos da água para turbidez, cloro residual livre e PH que apontaram boa qualidade, conforme os padrões exigidos pela Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde. Ao final da visitação à estação, o Deputado Jari solicitou aos técnicos da regulada que aprimorassem a comunicação para a população dias antes das manutenções programadas para evitar efeitos surpresas, uma vez que essas paralisações provocam alterações na coloração da água nos primeiros dias até a retomada plena do serviço provocando grande preocupação aos moradores do município.
A Concessionária informou que o problema do município é a redistribuição, e que desde o ano passado foram implantados 7 km de rede de distribuição e que está investindo em expansão de rede para atender os clientes que ainda estão sem cobertura.
A Agenersa vai instaurar um processo regulatório para apurar as irregularidades relatadas pelos moradores, assim como acompanhar os investimentos da concessionária no Município.