Modelo de gestão da Prolagos integra pauta do Fórum das Cidades

São Pedro da Aldeia
O debate sobre a sustentabilidade e o desenvolvimento urbano vai nortear a realização do I Fórum das Cidades, promovido pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e Prefeitura de Cabo Frio, a partir desta quarta-feira, 14/09. O evento, que será realizado até o dia 16, reunirá engenheiros, arquitetos e técnicos envolvidos no planejamento e elaboração de projetos urbanos e de infraestrutura no auditório principal do campus Cabo Frio da UVA.
O modelo de gestão compartilhada na área de saneamento na Região dos Lagos, exercitado pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) junto à Prolagos, é um dos tópicos do painel que será apresentado na quinta-feira (15/09), às 14 horas. Esse alinhamento da concessionária com a sociedade civil organizada é reconhecido como exemplo entre iniciativas satisfatórias para o planejamento e execução de projetos a longo prazo de infraestrutura e saneamento. Nos últimos meses, o assunto foi destaque em seminários realizados por diversas instituições públicas, entre elas, o BNDES e a Comissão de Saneamento Ambiental da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).
Criado em 1999, o CILSJ atua de forma cooperativa, discutindo e definindo ações que possam trazer impactos ambientais para a região. O Consórcio é a entidade delegatária do Comitê e atua como um colegiado organizado democraticamente para gerenciar os recursos hídricos de forma descentralizada e integrada, reunindo concessionárias de saneamento, Prefeituras, Estado, órgãos ambientais e mais de 50 ONG´s.
Sobre o I Fórum das Cidades
O Fórum das Cidades é o primeiro evento voltado para o desenvolvimento urbano da Região dos Lagos e contará com a presença de importantes profissionais do setor como o presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP), Ícaro Moreno, e representantes da Petrobras. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site da Universidade Veiga de Almeida: www.uva.br/forum-das-cidades.
Segundo o subsecretário de Obras de Cabo Frio e um dos organizadores do evento, o engenheiro Flávio Scali, “o objetivo é propiciar aos profissionais da Região a abertura do espaço acadêmico para debater em nível de excelência as diversas questões urbanas face às crescentes demandas de infraestrutura e habitação, em favor da sustentabilidade e eficiência do planejamento urbano e da gestão pública”.