Agenersa continuará acompanhando monitoramento de bueiros no Rio

Agenersa continuará acompanhando monitoramento de bueiros no Rio
.

A Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa) permanecerá acompanhando os procedimentos da Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro (CEG), que continuará realizando o trabalho de inspeção das caixas subterrâneas da Light no Rio. O monitoramento será realizado pelas mesmas equipes que acompanhavam os técnicos da Concremat, empresa contratada pela Prefeitura do Rio para fazer as medições do nível de explosividade dos bueiros na cidade, cujo contrato foi encerrado.

Todas as especificações técnicas das vistorias realizadas pela Concremat estão mantidas. Serão quatro (04) turmas, devendo cada uma vistoriar, no mínimo, 100 caixas por dia, totalizando o monitoramento de 400 caixas diariamente. O protocolo de emergência, com a comunicação imediata ao Centro de Operações da Prefeitura, também continua a ser seguido caso sejam identificados bueiros com alto índice de explosividade.

No caso de índice de LEL (Low Explosive Level) maior ou igual a 80%, a CEG deve, em parceria com a Light, enviar uma equipe ao local no prazo máximo de duas horas; isolar e sinalizar a área; ventilar a caixa – neste caso é retirar a tampa; fazer a coleta do gás para saber sua origem. Caso seja detectada a presença de gás canalizado, a CEG deverá consertar o problema o mais rapidamente possível, monitorar o local e enviar, a cada 48 horas, para a Agenersa um relatório detalhado dos procedimentos desenvolvidos em cada um dos pontos tratados.

As concessionárias CEG e Light terão que enviar semanalmente um relatório sobre as inspeções realizadas à Agenersa, à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) – agência responsável pela regulação e fiscalização da Light - e Prefeitura do Rio.

A Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) é responsável pela regulação, controle e fiscalização dos atuais contratos de concessão dos serviços públicos de distribuição de gás canalizado no Estado do Rio – CEG e CEG Rio – e abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto na Região dos Lagos – concessionárias Águas de Juturnaíba e Prolagos S/A.

Prefeitura divulga balanço do monitoramento

De acordo com a Prefeitura do Rio, desde o início do trabalho emergencial de monitoramento, dia 12 de agosto do ano passado, foram realizadas 40.320 vistorias, em que foram encontrados 314 bueiros com alto risco de explosão. Em todos os casos o protocolo de emergência foi acionado, os bueiros foram isolados e sinalizados para reparo imediato pelas concessionárias.

Ao todo foram vistoriados 28 bairros nas zonas Norte, Sul e no Centro da cidade. Entre os locais que mais apresentaram bueiros com risco de explosão estão Centro (155), Tijuca (49), Copacabana (41), Botafogo (21), Laranjeiras (14) e Flamengo (12). A operação foi executada também no Catumbi, Estácio, Gamboa, Lapa, Santa Teresa, Cidade Nova e Santo Cristo. Já na Zona Sul, as vistorias foram realizadas no Catete, Cosme Velho, Glória, Humaitá, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, Leblon e no Leme. Na Zona Norte, o trabalho foi feito no Alto da Boa Vista, Maracanã, Méier, Praça da Bandeira, Rio Comprido, Andaraí, São Cristóvão, Saúde e Vila Isabel.

O monitoramento independente de bueiros teve duração de seis meses, e foi uma iniciativa do acordo de cooperação firmado entre a Prefeitura do Rio, Governo do Estado do Rio, Ministério Público e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) para enfrentar as recorrentes explosões em bueiros na cidade.

As concessionárias Light e CEG permanecem com a obrigatoriedade de cumprir com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em agosto de 2011 com o Ministério Público Estadual e a interveniência da Prefeitura do Rio. Pelo TAC, as empresas devem renovar suas instalações e redes subterrâneas até julho deste ano.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Rio.

 


 

10-02-2012

v_20260324_0