Prolagos distribui relatório anual sobre qualidade da água fornecida à população
São Pedro da Aldeia (RJ)
Com o objetivo de atestar a eficiência do tratamento da água distribuída pela Prolagos para os municípios de Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, a Concessionária está distribuindo, neste mês de março, o Relatório Anual de Qualidade da Água.
O folheto acompanha a conta de consumo mensal de água e está disponível para consulta nas lojas de atendimento e no site da empresa www.prolagos.com.br. O relatório traz uma série de informações sobre as Estações de Tratamento de Água (ETAS) Juturnaíba e Tamoios, além de fotos, explicações sobre o processo de tratamento da água e resultados dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como avaliação da cor da água, turbidez, pH, índice de cloro, entre outros dados.
Além de cumprir o Decreto Federal 5.440/2005, que determina a divulgação mensal dos resultados dos principais parâmetros analisados, a distribuição do Relatório Anual de Qualidade da Água é uma maneira de atestar, junto ao consumidor, a qualidade da água distribuída pela Prolagos.
A concessionária cumpre uma rotina mensal de controle da qualidade que inclui a realização de mais de quatro mil análises laboratoriais da água em diversas partes do sistema de abastecimento. As análises são efetuadas no laboratório da Prolagos e são acompanhadas e controladas por um laboratório terceirizado credenciado pelo INEA e autorizado pelo Inmetro. Os resultados são encaminhados aos órgãos de saúde pública e à Agência Reguladora (Agenersa). Além disso, mensalmente, os resultados dos principais parâmetros analisados também são informados na conta de água.
O Ministério da Saúde publicou, em dezembro de 2011, a nova Portaria 2.914/2011, com novos parâmetros utilizados nas análises devidamente realizadas pela Prolagos em 2013.
Conheça mais sobre a qualidade da água da Prolagos
Abaixo os significados de cada parâmetro analisado, impressos na parte externa da fatura.
Coliformes Totais: comprovam a eficiência do tratamento e do sistema de desinfecção da água;
Escherichia coli: está relacionada às doenças transmitidas pela água;
Bactérias Heterotróficas: comprovam a eficiência do tratamento e do sistema de desinfecção da água;
Turbidez: parâmetro que mostra a transparência da água;
Cloro Residual Livre: garante a ausência de coliformes fecais;
pH: Indica se a água tratada está próxima dos valores neutros, evitando irritações nos olhos e corrosão nas tubulações.
A Prolagos indica ainda que para garantir a qualidade da água distribuída pela concessionária, é importante fazer a limpeza de caixas d’água e cisternas a cada seis meses.
Fonte: Ascom Prolagos