Novo conselheiro realiza visitas às empresas de saneamento reguladas pela Agenersa
Antes mesmo de ter seu nome incluído no sorteio para relatoria de processos regulatórios, o mais novo integrante do CODIR, Tiago Mohamed Monteiro, realizou visitas técnicas em áreas das concessionárias Prolagos, Águas de Juturnaíba e Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae).
“Achei essencial fazer logo essa visita para tomar conhecimento dos sistemas operacionais, tecnologias empregadas e metodologia de trabalho das concessionárias reguladas pela Agenersa que operam o saneamento básico. Foi como um dever de casa obrigatório antes de assumir as minhas responsabilidades regulatórias”, explica o conselheiro.
A primeira visita foi no dia 18 de julho. Acompanhado dos seus assessores Fábio Sampaio, Carlos Stumpf e Wladya Mattos e dos engenheiros da CARES/CEDAE John Henney e Carlos Augusto Pessôa, o grupo conheceu a Estação de Tratamento de Água do Guandu (ETA Guandu) e a sede da Companhia, no Bairro Cidade Nova. Eles foram recebidos por representantes da Diretoria de Produção e Grande Operação e pela Gerência Guandu/Lameirão Operação e Manutenção de Água, Controle de Qualidade de Água da Cedae e pode conhecer o sistema de tratamento de água da ETA Guandu, que fica em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e é formada pela junção das águas dos rios Ribeirão das Lajes, Piraí e Paraíba do Sul.
Novos investimentos da Prolagos são apresentados
Na visita à sede da Prolagos, dia 20 de julho, o conselheiro Tiago Mohamed foi recebido, dentre outros, pelo presidente da Prolagos, Carlos Roma Jr. Acompanhado dos seus assessores e do gerente da CASAN, Oldemar Guimarães, Mohamed pode conhecer o Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária e assistir uma apresentação sobre os investimentos realizados e previstos. Também foram visitadas obras importantes, como a de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Búzios, que está na primeira etapa de execução, que consiste nos serviços de escavação, armação e concretagem das edificações sobre as quais serão construídos os módulos que integrarão o sistema.
A Estação de Tratamento de Reúso (ETAR), também em búzios, foi outro local onde o grupo da Agenersa esteve. Os visitantes puderam observar o funcionamento da ETAR, em que o efluente (esgoto tratado) que vem da ETE Búzios é submetido a um polimento em três etapas para fazer a remoção das impurezas: filtração, ultrafiltração e osmose reversa. De acordo com a Prolagos, a estação possui capacidade para produzir mais de 2 milhões de litros de água de reúso por mês e já atende ao campo de golfe de Búzios com cerca de 40 mil litros de água de reúso por dia, utilizados na irrigação da grama diferenciada, que requer uso de água com alto nível de potabilidade.
O reservatório hidropneumático, equipamento com tecnologia francesa que reduz o risco de rompimento em tubulações de água, também foi apresentado ao grupo.
Águas de Juturnaíba apresenta Wetland
Já no dia 26 de julho, o conselheiro Tiago Mohamed e seus assessores, também acompanhados do gerente da CASAN, Oldemar Guimarães, realizaram uma visita a áreas operacionais da Concessionária de Águas de Juturnaíba (CAJ).
Na visitação, o grupo teve a oportunidade de explorar a barragem do reservatório da Lagoa de Juturnaíba, que fica entre os municípios de Araruama e Silva Jardim; a ETA Juturnaíba, cujo reservatório tem capacidade de 7,5 mil m³ de água e abastece os municípios de Araruama, Saquarema e Silva Jardim; a ETE Ponte dos Leites, em Araruama, que tem o sistema de tratamento Wetland, em que o esgoto é totalmente tratado por meios naturais; e a ETE Itaúna, em Saquarema.
Acompanhados do superintendente da CAJ, Carlos Gontijo, dos gerentes operacionais, Felipe Vitorino e Fernando Júnior, e do coordenador operacional Everaldo Souza, eles conheceram os locais onde funcionam os sistemas da concessionária desde a captação de água na Represa de Juturnaíba até o despejo dos efluentes tratados nas ETEs.
"Foram visitas muito produtivas, importantes em termos de conhecimento sobre o funcionamento dos sistemas operacionais das concessionárias de saneamento básico reguladas pela Agenersa”, afirmou o conselheiro Mohamed.
Estreia à Mesa do CODIR em Sessão Regulatória Extra
Sem relatar processo, mas com direito a voto, Tiago Mohamed Monteiro tomou seu assento à Mesa do CODIR na Sessão Regulatória Extraordinária (SRE) realizada dia 12 de julho. Entretanto, o seu Termo de Posse no cargo da Agenersa foi assinado no dia 27 de junho, no Gabinete da Presidência. Com a entrada de Mohamed, o CODIR voltou a ter sua formação original de cinco conselheiros em atividade, que tem ainda José Bismarck Vianna de Souza, que é o conselheiro-presidente, Luigi Eduardo Troisi, Silvio Carlos Santos e Moacyr Almeida Fonseca.
Especialista em Urbanismo e Habitação pela União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI) em Madrid e Lisboa, Mohamed é administrador de empresas pela Universidade Veiga de Almeida, com pós-graduação em Marketing pela Universidade Estácio de Sá. Indicado pelo governador Luiz Fernando de Souza, o conselheiro exercerá mandato de quatro anos na vaga anteriormente ocupada por Roosevelt Brasil Fonseca. “Vou trabalhar para que as atribuições da Agenersa, as metas estabelecidas e contratos das concessionárias reguladas sejam respeitados e cumpridos. Sinto-me honrado em poder fazer parte deste Conselho”, disse.
Tiago Mohamed foi aprovado para o cargo de conselheiro da Agenersa por 48 dos 62 deputados estaduais presentes em votação da Mensagem nº 20, de 09 de junho de 2017, no dia 21 junho, no Plenário da Alerj. O nome de Mohamed já havia sido aprovado para o cargo de conselheiro após análise do seu currículo e sabatina realizada pelos parlamentares que compõem a Comissão de Normas Internas e Proposições Externas da Alerj no dia 14 do mesmo mês.
Ex-deputado estadual, Tiago Mohamed foi assessor parlamentar na Câmara dos Deputados e na Câmara dos Vereadores do Rio. Ele iniciou sua vida pública em 2001 quando, por dois anos, foi assessor da Subprefeitura da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Seis anos depois, ele assumiu a administração da Subprefeitura.
Tiago Mohamed é natural de Duque de Caxias, tem 40 anos, é casado e pai de dois filhos.