Duas profissionais de Itaperuna foram escolhidas
A Secretaria de Estado de Saúde finalizou o processo de seleção de facilitadores obstetras. Foram escolhidas duas candidatas, uma médica e uma enfermeira, ambas com experiência na área obstétrica e vinculadas aos serviços de saúde do município de Itaperuna, Noroeste Fluminense. As profissionais foram treinadas pela SES e estão apoiando a capacitação de médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família e de enfermeiros da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde em atenção ao pré-natal de risco habitual nesta região do estado.
O processo de seleção foi realizado por uma banca examinadora, indicada pela Coordenação Colegiada Geral da Capacitação, em duas etapas: análise da documentação enviada por correio eletrônico, de caráter eliminatório, e prova de títulos, de caráter classificatório.
Realizada em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/RJ), além do Telessaúde, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a capacitação utiliza o ensino semipresencial, contando com conteúdo teórico EaD e discussão presencial de casos clínicos e aulas práticas com gestantes em ambulatório, totalizando 60 horas.