×
Secretária de Saúde dá aula magna sobre a importância do SUS a estudantes da Universidade Iguaçu
Secretária de Saúde dá aula magna sobre a importância do SUS a estudantes da Universidade Iguaçu

Claudia Mello enfatiza que alunos recém-ingressados devem se manter em constante aprendizado
 

A secretária de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Claudia Mello, participou, nesta segunda-feira (29/01), de aula magna do Curso de Medicina da Universidade Iguaçu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Com o tema "Desafios e Potencialidades do Sistema Único de Saúde”, a secretária deu um panorama de como o SUS foi criado e estruturado, o que é dever do governo federal, do estadual e dos municípios, e passou para a turma de recém-ingressados na graduação a mensagem mais importante para a vida profissional deles: "sejam eternos estudantes, sempre busquem aprender mais". Também deram palestras o presidente do núcleo da Acamerj - Nova Iguaçu, o médico Nilson Gomes, que falou sobre a história da universidade; e o ginecologista e obstetra Antonio Braga, conselheiro do Cremerj e coordenador da área técnica de Saúde das Mulheres da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), que falou sobre "Desafios da Ética médica numa Sociedade 4.0". 

À mesa de abertura estavam também o médico Pietro Novelino, doutor honoris causa pela Universidade e membro titular da Academia Nacional de Medicina; o reitor da Universidade, Marcelo Gomes da Rosa; o secretário municipal de Saúde de Angra dos Reis,  Rodrigo Ramos; o secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Carlos Nobre, representando no ato o prefeito Rogerio Lisboa; o coordenador do curso de Medicina do Campus Nova Iguaçu, Marco Antônio Azizi; e o representante da mantenedora da UNIG, Vinicius Raunhetti. Estavam presentes no auditório cerca de  400 pessoas. 

"Sinto um orgulho enorme de voltar a esta casa, onde comecei a estudar, onde me formei, para falar com vocês, futuros médicos. Tudo é história. Busquem sempre aprofundar a escuta com os pacientes e nunca deixem de estudar. Sou testemunha da criação do SUS e muito me orgulho de trabalhar para este sistema, que tem sempre que enfrentar enormes desafios, por ser parte de um país imenso, por ter que cuidar de uma população que envelhece mais do que se renova, mas que é o maior sistema público de saúde do mundo. Atende cerca de 203 milhões de pessoas (IBGE,2023), sendo que 80% delas dependem exclusivamente do sistema para tratar da saúde", enfatiza a secretária.

A palestra do Antonio Braga elencou 13 axiomas da ética médica como um manual a ser seguido pelos novos estudantes, entre eles enfatizar que a medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano; que o paciente é sempre sujeito do seu tratamento e decide o que quer para a sua vida; e que o alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano.