O objetivo é mobilizar a população contra a dengue e para prevenir as ISTs e a gravidez na adolescência
A prevenção será o mote da folia no Rio de Janeiro com a campanha Saúde Nota 10, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) nos desfiles de Carnaval no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. A ação começa nesta sexta-feira (13/02), primeira noite da Série Ouro, com a exibição de vídeos com figuras públicas e influenciadores do mundo carnavalesco como o Neguinho da Beija-Flor e a rainha de bateria da Paraíso do Tuiuti, Mayara Lima.
Os materiais comunicam mensagens-chave da saúde pública, como a eliminação de criadouros do Aedes aegypti — transmissor da Dengue e outras arboviroses —, a prevenção de ISTs e da gravidez na adolescência. Para isso, será reforçada a importância do sexo seguro e do acesso gratuito, via SUS, a métodos contraceptivos.
"O Carnaval é a maior festa do mundo e a nossa prioridade é garantir que a alegria venha acompanhada de cuidado. Estaremos na Sapucaí levando informação para os foliões. Queremos que toda a população aproveite a festa e que tire Nota 10 na Saúde, com responsabilidade", frisa a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
Uma das iniciativas destacadas é Acolhe RJ, programa do Governo do Estado que é pioneiro no país na oferta de métodos contraceptivos — como DIUs de cobre, mirena, e kyleena, e implantes subdérmicos. Em pouco mais de dois anos, o programa já fez mais de 33 mil inserções. O programa funciona em duas unidades: em Ipanema — no Ambulatório Médico de Especialidades Susana Naspolini —, e em Nova Iguaçu — no Rio Imagem Baixada. Para acessar, é preciso procurar a Clínica da Família ou Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa, e então, manifestar a intenção de inserir um método contraceptivo de longa ação.
A prevenção contra a dengue começa dentro de casa, com a ronda semanal para eliminar focos do Aedes aegypti. Até o momento, o estado do Rio de Janeiro está em nível de rotina e não há previsão de epidemia de dengue este ano, mas a prevenção deve continuar.
Link para fotos e sonora: https://drive.google.com/drive/folders/1U81GcmWLFe-CBXUs0Pr8amXGoRZDmDFK?usp=drive_link