Vigilância Sanitária estadual compartilha experiências da rede, contribuindo para debates realizados ao longo do encontro
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), por meio da Superintendência de Vigilância Sanitária, participou do I Seminário de Segurança do Paciente do Município de São Gonçalo, realizado na última sexta-feira (6/2). O evento, no auditório da Universidade Estácio de Sá, foi organizado pela Vigilância Epidemiológica Hospitalar e Segurança do Paciente de São Gonçalo (VEHSP-SG).
Durante o encontro, gestores, profissionais de saúde e especialistas debateram práticas seguras no cuidado em saúde, com foco especial na gestação, no parto, no recém-nascido e na infância. Representando a SES-RJ, a coordenadora estadual de Segurança do Paciente e Gestão de Risco, Maria de Lourdes Moura, ministrou a palestra com o tema “Cuidado seguro para todo recém-nascido e toda criança: segurança do paciente desde o início da vida”. A abordagem foi o tema central do Dia Mundial da Segurança do Paciente em 2025, celebrado anualmente em 17 de setembro e instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019.
Na apresentação, a médica infectologista destacou a importância da promoção de práticas seguras desde o nascimento e ao longo de toda a infância. "O fortalecimento da segurança nos cuidados neonatais e pediátricos é fundamental para a ampliação da cobertura universal de saúde, assim como para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3.2, que visa acabar com os óbitos evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de cinco anos", destacou a coordenadora.
Também presente no evento, a superintendente de Vigilância Sanitária da SES-RJ, Helen Keller, reforçou que a participação em eventos como esse fortalece a cultura da segurança do paciente no estado. “Discutir segurança do paciente desde o início da vida é investir no futuro. A Secretaria de Estado de Saúde tem como compromisso apoiar os municípios na implementação de práticas seguras, baseadas em evidências, que garantam um cuidado mais qualificado e humano para mães, bebês e crianças”, ressaltou.
Para a superintendente, o seminário é uma iniciativa importante e que está alinhada às diretrizes internacionais. “A OMS reforça que a segurança do paciente deve começar desde o nascimento. Promover cuidados seguros para recém-nascidos e crianças é essencial para reduzir eventos adversos evitáveis e avançar na qualidade da atenção à saúde em todos os níveis”, afirmou.
Organizada pela coordenadora de Vigilância Epidemiologia Hospitalar e Segurança do Paciente, Maria de Fatima dos Santos Martins Viégas, a programação do seminário contou, ainda, com a participação de profissionais de diferentes áreas. Ao longo do dia, foram abordados temas como segurança na gestação, cuidado seguro na saúde integral da criança, humanização do atendimento e apresentação de materiais técnicos voltados à segurança do paciente.
Link para fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1CVq3l9_8iuZGoxcU7D5A3aqB4SgAwFpN


