Estado do RJ recebeu diferentes encontros nacionais de saúde no início deste ano
O estado do Rio de Janeiro recebeu nesta quinta-feira (29/01) representantes do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e de diferentes estados e municípios para a 1ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de 2026. Diversos assuntos foram abordados durante o debate. Destacam-se os incentivos financeiros para residências em saúde, a realização de mais atividades de vacinação no país e a nova relação de medicamentos oncológicos disponíveis na Assistência Farmacêutica do SUS.
A CIT é uma assembleia para que estados e municípios discutam as políticas públicas de saúde em nível nacional. A representação se dá pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
A secretária de Estado de Saúde do RJ, Claudia Mello, participou das deliberações e destacou as ações que a SES-RJ irá desempenhar este ano para qualificar a Atenção à Saúde.
"O estado do Rio de Janeiro tem sido protagonista de importantes avanços na saúde nos últimos anos. Hoje, tenho a felicidade de informar que iremos iniciar, em parceria com o Conass e com a Beneficência Portuguesa, o programa de Planificação da Atenção à Saúde na Baixada Litorânea (Região dos Lagos). Essa iniciativa irá qualificar os profissionais do SUS para reduzir os obstáculos na jornada do paciente", destacou a secretária.
Representando os estados, a presidente do Conass, Tânia Maria Coelho, reforçou os objetivos comuns do SUS e a importância de esforços conjuntos que fortaleçam o Sistema. O presidente do Conasems, Hisham Mohamad Hamida, destacou a relevância de ações no território, mais perto da população.
“Já se passou um ano desde que cheguei na OPAS, e neste período realizamos uma reflexão interna elaborando um diagnóstico de nossa atuação. Desejamos continuar a desenvolver novos termos de cooperação e de ajuste, a fim de fortalecer os laços com os estados e municípios, bem como com os conselhos de saúde, que são atores muito importantes”, comentou Cristian Morales, representante da OPAS/OMS no Brasil.
O secretário executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, presidiu a reunião da CIT e informou que o Governo Federal irá intensificar as ações de combate ao feminicídio, em especial, na Saúde.
"A CIT também é espaço para elaborarmos medidas para o enfrentamento do feminicídio. O Governo Federal está comprometido com essa luta e irá se somar aos estados para proteger nossas mulheres", explicou.