Carreta Roda Hans ficará no município de 4 a 7 de novembro, na Praça Getúlio Vargas, no Centro
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) dá prosseguimento nesta terça-feira (04/11), no município de Belford Roxo, ao calendário de atendimentos voltados ao combate à hanseníase no estado. A atividade tem o apoio de uma unidade móvel e ocorrerá das 8h às 17h. Com cinco consultórios e um laboratório, a Carreta Roda Hans ficará estacionada até o dia 7/11, na Praça Getúlio Vargas, no Centro da cidade, na Baixada Fluminense.
Os atendimentos gratuitos integram o Programa Roda-Hans, que é parceria da SES-RJ com o Ministério da Saúde, a farmacêutica Novartis Brasil e apoiada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
De acordo com a gerente de Hanseníase da SES-RJ, Ana Paula Chadimenos, além da demanda espontânea, haverá atendimento para pessoas que tiveram contato com casos confirmados pela SES-RJ, foco da busca ativa realizada pelos municípios.
“A ação tem grande importância por levar o serviço móvel o mais próximo possível da população, permitindo rastrear novos casos e disponibilizar o tratamento a quem precisa”, afirmou o subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde da SES-RJ, Mário Sérgio Ribeiro.
Além de Belford Roxo, o veículo percorrerá ainda outras três cidades (São Gonçalo, Guapimirim e Cordeiro) até 28 de novembro, das 8h às 17h, horário estabelecido para todo o calendário.
O primeiro município a receber a carreta foi Nova Iguaçu, também na Baixada, onde a unidade móvel ficou na Praça Rui Barbosa, no Centro, de 28 a 30 de outubro.
Confira o calendário:
- Belford Roxo: 4/11 a 7/11- Praça Getúlio Vargas, no Centro da cidade.
- São Gonçalo: 11/11 a 14/11, estacionamento do Assaí Atacadista, Estrada Raul Veiga, 243.
- Guapimirim: 18 e 19/11, Praça da Emancipação, no Centro da cidade.
- Cordeiro: de 25/11 a 28/11, no Parque de Exposições Raul Veiga.
Capacitação a profissionais de saúde
O Programa Roda-Hans também funciona como treinamento teórico e prático para profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) nos municípios, além de integrantes do Programa Mais Médicos para o Brasil que atuam nas localidades. Nas próximas semanas, os profissionais dos municípios onde a carreta ficará estacionada vão participar das aulas. O treinamento teórico em Belford Roxo será no dia 3 de novembro.
Em 2024, a SES-RJ fez 340 atendimentos na unidade móvel, que percorreu as cidades de Campos, Nova Iguaçu e Magé. Do total de pessoas atendidas, foram registrados 12 casos novos de hanseníase. Ano passado, o estado contabilizou 583 casos da doença. Em 2025, de janeiro a 13 de outubro, já são 423 registros, conforme a Gerência de Hanseníase da SES-RJ.
Link de fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1Gdl5TXCW_IB2KPos4ffnmH3OHSbV_egQ
Link de sonora: https://drive.google.com/drive/folders/1cwQFXm3sDhV_F20O_2eu2CT1HMTdIbAD?usp=sharing