Aviso de pauta
Ação da SES-RJ do Dia D de combate à dengue acontece neste sábado (02/03), no Parque das Figueiras, na Lagoa, Zona Sul do Rio; Dentre as atividades programadas estão a exposição de equipamentos, aulas para formação das brigadas antidengue, observação do ciclo dos mosquitos em microscópio e distribuição de panfletos com orientações
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) promove, neste sábado (02/03), o Dia D de combate à dengue, no Parque das Figueiras, Lagoa, Zona Sul do Rio. A mobilização nacional proposta pelo Ministério da Saúde tem objetivo de reforçar as ações de prevenção e conscientização para a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, com o tema ‘10 minutos contra a dengue’.
O evento será aberto pela secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, e terá a participação de toda a equipe da Secretaria. Dentre as atividades programadas estão a exposição de equipamentos, aulas para formação das brigadas antidengue, observação do ciclo dos mosquitos em microscópio e distribuição de panfletos com orientações.
O aumento dos casos de dengue levou o Governo do Estado a decretar epidemia no Rio de Janeiro. Desde o início de 2024, o painel de arboviroses do Centro de Inteligência em Saúde (CIS) registrou 82.420 casos prováveis de dengue, com 14 óbitos.
Além do monitoramento e planejamento do combate à epidemia no estado, a SES-RJ vem atuando com medidas de apoio às prefeituras. Como parte do Plano Estadual de Combate à Dengue dois mil profissionais de saúde estão sendo treinados para acelerar o diagnóstico e o tratamento. A Secretaria coordenou ainda a implantação de 11 centros de hidratação em parceria com os municípios e ampliou as salas de hidratação de 11 UPAs estaduais.
Serviço
Pauta: Dia D de combate à dengue
Data: sábado, 02/03
Horário: 08h às 13h
Local: Parque das Figueiras - Av. Borges de Medeiros, 1426 - Lagoa