Equipe conhecida como “Asas que Salvam” transportou mais de 700 órgãos e realizou mais de 500 transferências de pacientes graves entre unidades de saúde no estado do Rio de Janeiro
A equipe da Superintendência de Operações Aéreas (SOAer) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) participou da quinta edição do Congresso Aeromédico (Conaer), realizado em Vitória, no Espírito Santo, no início deste mês. Foram apresentadas diversas pesquisas sobre o serviço, com destaque para o artigo “Voo pela vida – perfil dos transportes neonatais e pediátricos realizados pela SOAer/SES-RJ”, de autoria de Fábio Braga Martins, Rodrigo Mendes Medina, Alzira Bruna Silva Gonçalves, Thiago Peixoto e Silva, Ana Carolina Favre Da Silva e Danielli Braga de Mello.
Durante o evento, os integrantes da SOAer apresentaram diversos artigos científicos que abordaram temas relevantes para o setor, como protocolos de atendimento em evacuações aeromédicas, transporte de pacientes críticos, segurança em operações aéreas de saúde e inovações tecnológicas aplicadas ao resgate e à remoção aeromédica. Além das apresentações científicas, representantes da Superintendência também integraram mesas-redondas, debates técnicos e painéis temáticos, discutindo os desafios operacionais e estratégicos da aviação em saúde no Brasil.
A participação evidenciou a qualidade técnica das operações realizadas, além de contribuir para o fortalecimento do intercâmbio de conhecimento entre profissionais da saúde, da aviação e da gestão pública. “A atuação da SOAer no Congresso Aeromédico reafirma seu compromisso com a excelência nas operações aéreas de saúde e com a promoção da pesquisa e da inovação no setor público”, afirmou o tenente-coronel Rodrigo Medina, responsável pela SOAer.
Conhecida como “Asas que Salvam”, a SOAer completou quatro anos de atuação, beneficiando pacientes que necessitam de transplantes de órgãos vitais e de atendimento médico de urgência. São mais de 1.700 horas de voo por todo o Rio de Janeiro, com 797 órgãos vitais transportados e mais de 500 crianças em estado grave transferidas para diversas unidades de saúde. Atualmente, seis comandantes pilotos e três co-pilotos compõem a equipe, além de médicos e enfermeiros neonatais e pediátricos do SAMU-RJ. A equipe também já treinou pilotos e copilotos de outros estados, como Espírito Santo e Bahia.
Os artigos apresentados durante o 5º Conaer foram “Gestão de Risco para uso seguro da incubadora de transporte neonatal”, com autoria de Ana Carolina Favre, Mayra Wilbert Rocha, Fábio Braga Martins, Rodrigo Mendes Medina, Thiago Peixoto e Silva e Graciele Oroski Paes; “Segurança no controle de infecções durante o transporte do paciente”, com autoria de Ana Carolina Favre da Silva, Fábio Braga Martins, Rodrigo Mendes Medina, Adalberto Sobral Neiva, Thiago Peixoto e Silva, Mayra Wilbert; “Serviço Aeromédico público de transporte inter-hospitalar neonatal e pediátrico no Rio de Janeiro por asa rotativa”, com autoria de Mayra Wilbert Rocha, Virgínia Santa Rosa, Marcelo Nascimento Figueiredo de Oliveira, Adalberto Sobral Neiva, Graciele Oroski Paes e “Voo pela vida – perfil dos transportes neonatais e pediátricos realizados pela SOAer/SES-RJ”, com autoria de Fábio Braga Martins, Rodrigo Mendes Medina, Alzira Bruna Silva Gonçalves, Thiago Peixoto e Silva, Ana Carolina Favre Da Silva e Danielli Braga de Mello e “A insegurança jurídica na tomada de decisão para a não realização de transporte interhospitalar com aeronave”, com autoria de Lucas Silva Souza, Mayra Wilbert Rocha, Graciele Oroski Paes, Fabio Braga Martins, Alexander Delgado de Oliveira, Carlos Antônio Soares Frederico.