Até esta segunda-feira, o estado do Rio de Janeiro registrou 92.517 casos e 14 óbitos da doença
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) realizou, nesta segunda-feira (04/03), a terceira reunião do comitê que compõe o Centro de Operações de Emergências em Saúde (COEs). O encontro, liderado pela secretária Claudia Mello, contou com a presença de representantes da Fundação Saúde e de todas as subsecretarias da SES-RJ. Na ocasião, foi apresentada atualização do cenário epidemiológico do Rio de Janeiro e rediscutidas as estratégias traçadas para enfrentar a epidemia.
"É importante mantermos esse alinhamento em todas as frentes para que as respostas continuem rápidas e eficazes, como têm sido. Apesar do aumento exponencial no número de casos registrados, estamos conseguindo atender a demanda e manter um equilíbrio nas unidades de saúde", afirmou a secretária Claudia Mello.
Um dos principais pontos debatidos foi a autorização para que a enfermagem possa solicitar hemograma a pacientes com suspeita clínica de dengue nas unidades estaduais de saúde. A medida foi protocolada pela secretária de saúde em resolução publicada na semana passada.
"Temos percorrido todas as unidades de saúde e observado que a medida tem acelerado o atendimento. Essa decisão foi tomada justamente com objetivo de que mais pacientes sejam atendidos em menos tempo, reduzindo a pressão e evitando sobrecarga na unidade", explicou Claudia Mello.
Também são objetivos do COEs monitorar e disponibilizar resultados de diagnósticos laboratoriais específicos para investigação da vigilância genômica das arboviroses; alertar, orientar e fortalecer o apoio técnico, operacional e logístico às secretarias municipais de saúde para o desenvolvimento de ações de enfrentamento dos casos graves de dengue e de óbitos.
"Nesta semana teremos novo encontro para debater as estratégias de atuação da Comissão de Investigação de Óbitos. Quanto mais organizada e abastecida de informação a equipe estiver, melhor será o enfrentamento da epidemia", analisa.
De acordo com painel de monitoramento da SES-RJ, até esta segunda-feira (04/03), foram registrados 92.517 casos e 14 óbitos por dengue. A incidência atual para todo o estado é de 576 casos por 100 mil habitantes. Mais informações em: monitorar.saude.rj.gov.br.