
Pelo segundo ano consecutivo, os condutores de ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da capital (SAMU-RJ) participaram de curso sobre educação no trânsito durante o Maio Amarelo, no auditório do Hospital Estadual Eduardo Rabelo (HEER). O tema da campanha deste ano é “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana” e as atividades visam conscientizar os motoristas sobre a importância de seguir as leis de trânsito e a prudência ao dirigir.
“O ‘Maio Amarelo’ é um movimento internacional que visa à conscientização para redução de acidentes de trânsito. O SAMU-RJ está inserido nesta campanha e entendemos a importância de capacitar os nossos condutores. Nosso objetivo é promover ações de debates e reuniões, enfatizando a responsabilidade individual de cada profissional em nossa missão, que é salvar vidas diariamente”, enfatiza a coordenadora geral do SAMU-RJ, Barbara Alcantara.
Neste mês da prevenção de acidentes de trânsito, o curso do SAMU-RJ visa estimular atitudes mais conscientes no tráfego, especialmente entre os socorristas que se deslocam em velocidade acima do fluxo para salvar vidas. O objetivo é sempre obedecer o Código Brasileiro de Trânsito, que tem regras específicas para as ambulâncias.
Uma novidade deste ano foram as recomendações de segurança para condutores do SAMU/TIH (Transporte Inter-Hospitalar) em locais de pouso de aeronaves operadas pela SOAer (Superintendência de Operações Aéreas da SES-RJ), especialmente durante os transportes neonatais e pediátricos, que são realizados pelo helicóptero da Saúde GovRJ.
Durante o curso, também foram abordadas as metas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a segurança do paciente, com destaque para as ações em prol do procedimento correto das equipes de socorro, além da higienização adequada e da redução do risco de quedas de pacientes, especialmente durante o deslocamento das viaturas, entre outros.
A frota tem 73 ambulâncias, entre Unidades de Saúde Básica (USB), Unidades de Saúde Avançada (USA), Unidades de Saúde Intermediária (USI) e Unidades de Suporte a Desastres (USD). Além disso, 30 motolâncias estão a serviço da população. Em 2024, o SAMU-RJ atendeu mais de 219.000 ocorrências na capital do Rio de Janeiro.