
Campanhas reforçam importância da higienização das mãos em unidades da SES-RJ
No mês em que se celebra o Dia Mundial da Higienização das mãos, 5 de maio, as unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) promovem uma série de ações voltadas à conscientização de colaboradores e pacientes sobre a relevância desse hábito simples, porém indispensável para a prevenção de infecções.
No Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), a campanha começa no dia 5 de maio, no Hall dos Elevadores, com uma programação especial organizada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), equipe de Qualidade e Núcleo de Segurança do Paciente. A ação contará com dinâmicas entre os profissionais e distribuição de brindes.
O Hospital Estadual Carlos Chagas (HECC) realizará, no dia 13, uma palestra educativa seguida de treinamentos práticos diretamente nos setores da unidade. Serão utilizados recursos interativos, como réplicas de bactérias e frascos de álcool em gel, já utilizados em campanhas anteriores.
No dia 27 de maio, o Complexo Estadual de Saúde da Penha (CESP), que integra o Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV) e a UPA 24H da Penha, realizará uma grande ação conjunta organizada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) e Núcleo de Educação Permanente (NEP).
Para encerrar o mês, no dia 28 de maio a Câmara Técnica de Segurança do Paciente da Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro (FSERJ) vai promover um evento para apresentação das experiências desenvolvidas pelas unidades em torno do tema.
Suanny da Matta, enfermeira membro da Câmara Técnica de Segurança do Paciente da Fundação Saúde, destaca que a conscientização da higienização das mãos ajuda a manter um ambiente mais seguro e saudável para todos ‘’O Dia Mundial de Higienização das Mãos é fundamental para a segurança do paciente, pois reforça a necessidade de práticas de higiene adequadas nos ambientes de saúde. Quando os profissionais de saúde higienizam as mãos corretamente, eles reduzem significativamente o risco de transmissão de infecções hospitalares, protegendo assim os pacientes de complicações e doenças’’.
Todas essas iniciativas têm como objetivo estimular uma cultura de segurança e cuidado nos serviços de saúde.
Sobre a data
O dia 5 de maio é celebrado mundialmente como o Dia da Higienização das Mãos, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) criada para reforçar a importância da correta higienização das mãos.
A data é um chamado à ação de profissionais da saúde, gestores, instituições e a sociedade a refletir sobre o impacto da higiene das mãos na segurança do paciente e na redução das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).
Segundo dados do Ministério da Saúde, as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) são um dos eventos adversos mais frequentes nos serviços de saúde, e um grave problema de saúde pública, pois aumentam a morbidade, a mortalidade e os custos a elas relacionados, além de afetar de forma negativa a segurança do paciente e a qualidade dos serviços de saúde.