
Unidades das redes pública e privada foram premiadas por alcançarem alta conformidade de critérios de avaliação
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ) promoveu nesta segunda-feira (28/4) o Seminário Estadual Abril pela Segurança do Paciente. Representantes da pasta e do Ministério da Saúde destacaram a importância do tema e os avanços que o estado do Rio e o país obtiveram com ações de políticas públicas voltadas para o assunto. Os desafios também foram debatidos. Na ocasião, houve a entrega da premiação das unidades hospitalares das redes pública e privada que alcançaram a alta conformidade de critérios de avaliação das práticas de segurança dos pacientes.
"Não adianta somente garantir acesso à saúde, mas temos que oferecer um serviço de qualidade à população. A premiação dos hospitais que atingiram a alta conformidade é o reconhecimento do trabalho que foi planejado e implementado para garantir essa qualidade. O atendimento à população é o momento de se comprovar a essência do Sistema Único de Saúde", afirmou Mário Sergio Ribeiro, subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde da SES-RJ, na abertura do seminário, que ocorreu no auditório da secretaria.
A coordenadora de Segurança do Paciente e Gestão de Risco da Superintendência de Vigilância Sanitária da SES-RJ, Maria de Lourdes Moura, destacou que a busca pela qualidade do atendimento em todo o país significa que possuímos política pública voltada para a segurança do paciente.
A coordenadora ainda lembrou que o Plano Nacional de Segurança do Paciente foi adotado há 12 anos e ressaltou os avanços registrados no estado e no país. Mas afirmou que ainda há desafios a serem superados.
"Temos que ter como mantra, como regra geral ter 'zero dano evitável', e assim garantir segurança para todo processo clínico. O paciente deve ser sempre o centro das atenções no atendimento. Os protocolos básicos reduziram as adversidades, mas é preciso avançar na segurança", afirmou.
Tatiane Batista Nascimento, coordenadora-geral de Atenção Hospitalar da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, salientou a importância de trazer à tona a discussão do tema. Ela destacou que o Brasil está se dedicando a esse compromisso com a população.
Em mensagem gravada e apresentada antes da premiação dos hospitais, a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, citou medidas adotadas pela pasta para garantir melhores condições de atendimento, redução de riscos e segurança do paciente.
O seminário foi encerrado com a cerimônia de premiação de unidades municipais, estaduais e federais que cumpriram a alta conformidade dos critérios de avaliação das práticas de segurança do paciente em 2024. Entre as estaduais agraciadas estão: Hospital da Mulher Heloneida Studart; Hospital Estadual Anchieta (HEAN); Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL); Hospital Estadual Ricardo Cruz (HERC); Hospital Estadual João Batista Cáffaro; Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP); Hospital Estadual de Transplante, Câncer e Cirurgia Infantil; Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC) e Instituto Estadual de Doenças do Tórax Ary Parreiras (IETAP).
Já entre as unidades que atingiram 100% da alta conformidade estão o Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), Hospital Estadual Carlos Chagas (HECC) e o Hemorio.