
O Estado do Rio de Janeiro ganhou mais uma sala de apoio à amamentação, nesta segunda-feira (28/04), no Hospital Iguassú, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) incentiva e apoia a implantação de novos espaços. A iniciativa faz parte da “Estratégia Mulher Trabalhadora que Amamenta”, programa do Ministério da Saúde, que foi implementado pela SES-RJ em todo o estado. Hoje, o Rio de Janeiro tem 76 salas de apoio à amamentação, sendo 60 delas já certificadas.
“Com a criação das salas de apoio à amamentação, as mães se sentem mais seguras ao deixar os filhos em casa porque sabem que eles estão recebendo um alimento completo, que é o leite materno. Diminuem as chances de a criança adoecer, impactando positivamente toda a família, especialmente a mãe que volta ao trabalho e pode manter o vínculo com a criança”, afirma a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, que esteve na solenidade de abertura.
Mãe da pequena Laura, a pediatra Bárbara Maciel, que trabalha no Hospital Iguassu, vai usar o espaço para extrair o leite materno diariamente. “É excelente poder contar com essa sala, muito confortável e acolhedora. Costumo tirar leite e congelar para dar para a minha filha. Adorei a iniciativa”, disse a médica.
Participaram da solenidade a primeira-dama do Estado do RJ, Analine Castro; a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar; o prefeito de Nova Iguaçu, Dudu Reina; a vice-prefeita e secretária municipal da Mulher de Nova Iguaçu, Roberta Souza; a superintendente de Atenção Primária à Saúde da SES-RJ, Halene Armada; o subsecretário de Atenção à Saúde da SES-RJ, Caio Souza; a pediatra Maria da Conceição Monteiro Salomão, coordenadora emérita do Comitê de Aleitamento Materno da SES-RJ, entre outras autoridades.