×
SES-RJ realiza seminário para equipes de combate à tuberculose no estado
Avanços do Plano Estadual de Controle e Eliminação da Tuberculose do Rio de Janeiro foram apresentados

Avanços do Plano Estadual de Controle e Eliminação da Tuberculose do Rio de Janeiro foram apresentados

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) promoveu, nesta sexta-feira (28/03), um evento alusivo ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março, com o objetivo de reunir as equipes do Rio de Janeiro para expor os resultados no combate e na prevenção à doença, no auditório da sede. Os avanços do Plano Estadual de Controle e Eliminação da Tuberculose do Rio de Janeiro, que reúne a rede de diagnóstico e tratamento da doença, também foram apresentados junto às ações deste ano. 

“O trabalho em conjunto com todos os municípios nos levou aos bons resultados, mas podemos alcançar ainda mais populações vulneráveis, envolvendo também os agentes sociais. Sabemos que, apesar de transmissível e grave, a tuberculose tem cura. Um dos nossos maiores desafios também é a adesão ao tratamento por parte dos pacientes”, disse a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, que participou da mesa de abertura, ao lado da consultora nacional em tuberculose pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Caroline Morgado, e da coordenadora-geral do CEDAPS (Centro de Promoção da Saúde), Wanda Guimarães. 

Com o tema “Na luta contra a tuberculose, juntos somos mais” e o lema “Sim, nós podemos acabar com a TB”, o seminário abordou os avanços e desafios no enfrentamento da tuberculose, destacando a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. Foram apresentados ainda o boletim epidemiológico 2025, diversos informes técnicos voltados às equipes, além do lançamento da edição especial sobre tuberculose da Revista Brasileira Interdisciplinar de Saúde – ReBIS. 

O “Boletim Epidemiológico - Tuberculose 2025”, produzido pelos técnicos da SES-RJ, lançado no evento, apontou tendência de aumento no número de casos notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan-TB), com exceção da queda em 2020, devido ao impacto da pandemia da Covid-19. No entanto, a proporção do aumento tem apresentado desaceleração: em 2022, foi de 7,37% em relação a 2021 e, em 2023, alta de 3,19% em relação ao ano anterior.

Com o objetivo de reduzir a incidência e mortalidade por tuberculose, a SES-RJ implementou um cartão-alimentação no valor de R$ 250, além de investimentos para aquisição de equipamentos e insumos, a fim de aprimorar o diagnóstico da doença. Dos 80 mil registros de casos no país, em 2023, cerca de 18 mil foram confirmados no estado do RJ.