Evento contou com a presença da princesa da Bélgica e de empresários brasileiros
Na tarde desta quinta-feira (28/11), quem passou pelo Palácio Guanabara, nas Laranjeiras, pôde notar a bandeira belga hasteada ao lado da flâmula brasileira e a do estado do Rio de Janeiro. A presença estrangeira se deve ao evento que firma a parceria internacional entre Brasil e Bélgica. A princesa Astrid da Bélgica participou do evento e destacou que é mais um passo para uma cooperação já existente. A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, participou de reunião mediada pela cúpula da Missão Internacional Belga e assistiu à assinatura dos acordos.
Representando o governador Cláudio Castro, o vice, Thiago Pampolha, destacou a relevância para a economia do estado da participação belga, em diferentes setores, desde a construção civil, por portos e rodovias até a Saúde. A secretária de Saúde, Claudia Mello, participou da assinatura, totalizando 10 acordos entre organizações brasileiras e da Bélgica.
Participaram do evento, o Ministro-Presidente da Região de Bruxelas-Capital (equivalente a governador), Rudi Vervoot; o Ministro-Presidente do Governo de Flandres e Ministro flamengo da Economia, Inovação e Indústria, Relações Exteriores, Digitalização e Gestão de Instalações (equivalente a governador), Matthias Diependaele; e o Vice-Presidente e Secretário da Economia, Indústria, Digital, Emprego e Treinamento, responsável pelo Comércio Exterior do Governo da Valônia (equivalente a um secretário de estado), Sr. Pierre-Yves Jeholet.
Nesta sexta-feira, a Missão Internacional da Bélgica também visita a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a farmacêutica GSK para debater a parceria em imunizantes e epidemiologia entre Brasil e Bélgica, através do estado do Rio de Janeiro.