Semana de aniversário de 80 anos do Hemorio tem programação especial para estímulo às doações
O Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) arrecadou 627 bolsas de sangue nos dois primeiros dias da campanha “Unidos pelo sangue”, que começou nesta segunda-feira (25/11). A mobilização especial tem o objetivo de ressaltar a importância do gesto solidário no Dia Nacional do Doador de Sangue, que também marca o aniversário de 80 anos da instituição. Nesta quarta-feira (26/11), a rainha de bateria da Portela, Bianca Monteiro, agitou a festa junto da bateria-mirim da Unidos de Vila Isabel.
“Nossa programação tem o intuito de homenagear o doador, que é a grande estrela da festa. O estoque de sangue do Hemorio abastece 100 unidades públicas de saúde, além do próprio hospital, que atende a pacientes com doenças hematológicas como anemia falciforme, hemofilia, leucemia, entre outras. O Hemorio está de portas abertas para receber esta onda de solidariedade”, disse o diretor da unidade, Luiz Amorim.
Um cortejo musical com diversos artistas percorreu a unidade e terminou no salão dos doadores, levando muita alegria e a mensagem da importância da doação. Pelo sexto ano consecutivo, a campanha “Cozinhar tá no Sangue”, iniciativa da Food-se, empresa de branding especializada em gastronomia, reuniu um time de chefs de cozinha para o engajamento na ação. A chef Renata Iglesias esteve no Hemorio e doou sangue. Doadores mais assíduos também foram homenageados pela instituição.
Além disso, os artistas plásticos independentes André Rongo e Alfredo Borret realizaram intervenções no pátio da unidade. André preparou o grafite em um tapume gigante, que agora está exposto no salão dos doadores, onde é possível deixar mensagens de estímulo à doação. Já Alfredo produziu mil ímãs de geladeira em tampinhas de garrafa, que estão sendo distribuídas aos doadores.
De janeiro até o dia 21 de novembro deste ano, o Hemorio recebeu 81.792 doações. A estimativa é chegar a 92 mil até o fim do ano.
“Com a proximidade das festas de Natal e Ano Novo as doações tendem a cair também entre 10% e 15%. Somente com o apoio de doadores de sangue conseguiremos manter os estoques equilibrados, por isso a mobilização precisa ser constante”, afirma Amorim.
Confira as ações:
Quarta-feira (27/11)
9h: Rei Momo, Kaio Mackenzie, e rainha de bateria da Portela, Bianca Monteiro, agitam a festa junto da bateria-mirim da Unidos de Vila Isabel;
Quinta-feira (28/11)
10h - Apresentação da banda Trio de Voz e Violão - Vozes do Coração;
Sábado (07/12)
7h às 19h - 2 anos da Cazé TV no Hemorio com a intenção de bater a meta de doação do ano anterior.
SERVIÇO:
Para doar sangue, é preciso:
- Ter entre 16 e 69 anos de idade
- Pesar mais de 50 kg
- Estar em boas condições de saúde
- Dormir pelo menos 6 horas na noite anterior à doação
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação
- Não fumar duas horas antes da doação
- Apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, passaporte, entre outros
- Menores de 18 anos devem apresentar o Termo de Consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal
Alguns medicamentos podem impedir a doação e se tiver feito tatuagem em período inferior a seis meses também. Doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue também impedem a doação.
Uma doação pode ajudar a salvar até quatro vidas.
Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número (21) 3916-8310.