×
Secretário de Estado de Saúde visita Central de atendimento 160
Secretário de Estado de Saúde visita Central de atendimento 160

Fernando Ferry destaca acolhimento como uma das estratégias de combate ao avanço do coronavírus

 

 O secretário de saúde do estado, Fernando Ferry visitou na última segunda-feira (16/06) a central telefônica do 160, o serviço de atendimento do coronavírus. Ferry acompanhou o trabalho dos profissionais e deu mais detalhes sobre como funciona a central inaugurada no final de março. Desde então, o serviço já recebeu mais de 277 mil ligações e retornou outras 124 mil.

Além da segurança de obter informações mais precisas sobre o coronavirus, o serviço evita a superlotação dos hospitais do estado ao orientar sobre o momento certo de buscar uma unidade de saúde. O secretário enfatizou a importância do acolhimento à população oferecido pela Central 160.

"É importante destacar o quanto o paciente se sente acolhido com o serviço. Muitas vezes um atendimento gera esclarecimento para toda a família. O atendimento é humanizado e não tem um tempo determinado - tem paciente que já ligou 84 vezes", diz o secretário.

Fernando Ferry explica que principal objetivo do disque 160 é esclarecer dúvidas da população para que pessoas sem sintomas graves não saiam de casa até uma unidade hospitalar sem que seja estritamente necessário.

O secretário orientou a população a ligar para o 160 e tirar todas as dúvidas antes de procurar uma unidade de saúde.

"Não deixem de ligar. São 190 enfermeiras com 66 pessoa simultaneamente atendendo o telefone. Cada enfermeira realiza turno de seis horas. O atendimento é 24 horas por dias e sete dias por semana. Liguem para ter todas as informações que vocês precisam sobre a Covid".

Além dos enfermeiros, 10 psicólogos intervém em ligações em que os profissionais de saúde identificam a necessidade de um suporte psicológico.