Palestra contou com discurso de abertura do secretário de Saúde Alex Bousquet
Nesta segunda-feira, 13, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) promoveu uma capacitação de atualização para seus servidores do nível central. Iniciando um ciclo de palestras sobre os processos de compras e licitações, a primeira edição do seminário contou com a palestra do coordenador de Compras da Secretaria de Estado de Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, major Rodrigo Pereira, e discurso de abertura do secretário de Saúde, Alex Bousquet.
Ao abrir o evento, o secretário apresentou um pouco de sua história pessoal e trajetória profissional para os colaboradores e elencou algumas diretrizes para a gestão. “É fundamental que voltemos a trabalhar em conjunto e a valorizar a área técnica, para que possamos aprimorar nossa qualidade”, elaborou o secretário. “Seja servidor concursado, cargo nomeado ou terceirizado, todos somos servidores públicos. Precisamos ter a noção de que todos fazemos parte dessa engrenagem”, afirmou.
O evento teve iniciativa da Superintendência de Compras, Licitações e Contratos (SUPCL), administrada pelo superintendente Walter Neno. Ao assumir o cargo, Walter identificou a necessidade de promover instruções continuadas aos profissionais sob sua administração. Ele acredita que “um dos requisitos para uma boa gestão é a capacitação dos servidores que atuam na condução dos processos de contratações para que as políticas públicas aconteçam”.
Também estavam presentes servidores de outras áreas, como da Superintendência de Serviços Gerais e Infraestrutura da SES-RJ. A gestora da área, Juliana Oliveira, disse admirar a iniciativa de reunir a equipe para apresentar boas práticas. “O seminário vai agregar muito na celeridade, na qualidade e, principalmente, na continuidade dos serviços. A etapa de pesquisa de preços pode significar a inviabilização ou até a descontinuação de um contrato”, disse a superintendente.
Ciclo de palestras pretende abordar todas as etapas do processo de compras
A palestra do major Rodrigo Pereira abordava a primeira das três etapas do processo: interna, externa e contratual. Mais seminários serão agendados para abordar os demais aspectos. Pereira discorreu sobre apresentação, focando na fase de pesquisa de preços, com exemplos e modelos de organização. “Espera-se que o procedimento de pesquisa de preços seja realizado de maneira a comprovar a compatibilidade com os preços de mercado, e tal comprovação depende da adequada formalização do processo de pesquisa de preços”, justificou o major.