×
Lacen-RJ qualifica 120 profissionais de Vigilância Sanitária para monitorar alimentos
Lacen-RJ qualifica 120 profissionais de Vigilância Sanitária para monitorar alimentos

Mais de 40 municípios participaram das atividades

 

O Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou, nesta quarta-feira (27/04), o treinamento “Coleta, Acondicionamento, Transporte e Entrega de Amostras para Análises laboratoriais” para 120 profissionais de Vigilância Sanitária de 40 municípios do estado. A capacitação teve como objetivo qualificar os técnicos municipais no monitoramento dos alimentos consumidos pela população. Foram abordados pontos importantes, como o correto preenchimento dos formulários, a temperatura ideal de transporte, além das informações dos fabricantes para que as amostras cheguem em condições ideias ao Lacen-RJ para análise.

O treinamento foi dividido em duas partes. Pela manhã, a superintendente de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, Adna dos Santos Spasojevic, deu boas-vindas aos participantes. O coordenador de Vigilância e Fiscalização de Alimentos da SES, Werner Moura Ewald, também participou do evento e destacou a importância do treinamento.

Para Angélica Santos Oliveira, gerente de Controle Sanitário e Ambiental do Lacen-RJ, o treinamento constitui uma importante ferramenta no programa de monitoramento de alimentos.

- É a nossa primeira qualificação depois de dois anos, em virtude da pandemia de Covid-19. Hoje, recebemos dos municípios até 20% das amostras fora do padrão para a realização dos exames necessários de microbiologia, físico-químico e rotulagem. São exames importantes que detectam a qualidade do produto consumido e se o que é vendido corresponde de fato ao que se anuncia nas prateleiras. Por isso, o treinamento tem peso para os técnicos de cada município – explica Angélica Santos.