×
SES-RJ recebe Unicef para criar iniciativas de incentivo à vacinação
SES-RJ recebe Unicef para criar iniciativas de incentivo à vacinação

Secretarias municipais, MP/RJ, Defensoria Pública, Fiocruz e Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro também participaram da reunião; coberturas vacinais vêm caindo nos últimos anos

 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) discutiu iniciativas para aumentar a cobertura vacinal no estado com representantes do Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência, de secretarias municipais de Saúde e de outros órgãos públicos e médicos. A iniciativa foi tomada por causa da baixa adesão a diferentes tipos de imunizantes em municípios e regiões fluminenses nos últimos 10 anos e que se agravaram com a pandemia de Covid-19. A reunião na sede da SES-RJ contou com representantes do Unicef, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj) e da Fiocruz para uma apresentação do panorama de cobertura vacinal, em relação às ações de imunização no estado do Rio de Janeiro. Dentre as propostas sugeridas, está uma campanha de comunicação para alcançar o público-alvo dos imunizantes.

O Rio de Janeiro não tem atingido as metas do Ministério da Saúde. Segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, para crianças de até um ano, o estado registrou uma cobertura vacinal de 77,4% para BCG, 69,97% para Rotavírus Humano, 69,02% para Meninigococo C Conjungada, 69,10% para Pentavalente, 71,74% para Penumocócica X Valente, 70,03% para Poliomielite Inativada (VIP) e 50,03% para Febre Amarela. Já para Hepatite B, em crianças de até 30 dias, a cobertura foi de 72,73%. Os números, registrados no sistema do Ministério da Saúde até 10 de março, se referem a 2023. A meta de cobertura vacinal para a BCG e Rotavírus Humano é de 90%, enquanto nas demais vacinas é de 95%.

Para Mário Sérgio Ribeiro, subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde da SES-RJ, o encontro teve como objetivo unir esforços para aprimorar o acesso à informação. “Temos notado que algumas doenças estão com baixa cobertura vacinal no estado. Por isso é importante todo o incentivo necessário para que a informação correta chegue à população e assim possamos salvar mais vidas”, ressaltou.

Flávia Antunes, chefe do escritório do Unicef no Rio de Janeiro, comentou a importância da iniciativa. “Essa reunião é muito relevante pela confluência de esforços de várias instituições preocupadas com o mesmo tema, que é recuperar as altas coberturas vacinais no estado do Rio de Janeiro. Através desses encontros a gente se mobiliza, discute, define o que cada um pode aportar e pensa num plano de ação concreto”, comentou.

Um dos encaminhamentos propostos foi a criação de um Grupo de Trabalho para retomar as altas coberturas que o Rio de Janeiro teve no passado. Ele tem como foco a construção de uma campanha de comunicação voltada para os responsáveis do público a ser imunizado. Novos encontros ainda serão agendados pela SES-RJ, em parceria com as instituições para avançar na estratégia da ação.