×
Primeiro dia da Semana da Saúde no Centro do Rio realiza mais de 3.700 atendimentos
Primeiro dia da Semana da Saúde no Centro do Rio realiza mais de 3.700 atendimentos

Evento da Secretaria de Estado de Saúde acontece até quinta-feira (01.12), no Largo da Carioca

 

Mais de 3.700 atendimentos foram realizados nesta terça-feira (29.11), primeiro dia da 12ª edição da Semana da Saúde, no Centro do Rio. O evento, que é uma das maiores ações de saúde pública do país, acontece até quinta-feira (01.12), no Largo da Carioca.

Durante os três dias, estão previstos cerca de 10 mil atendimentos à população, sempre das 8h às 16h. Além de cuidar da saúde, as pessoas ainda podem ajudar a salvar vidas, doando sangue no estande do Hemorio.

- A Semana da Saúde já se consolidou como uma grande ação de saúde pública e solidariedade. É uma grande oportunidade para a população fazer uma série de testes e exames e saber como anda a saúde. Queremos estimular o cuidado precoce e ajudar a prevenir muitas doenças - disse o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Na próxima quinta-feira (01.12), último dia da Semana da Saude, será Dia Mundial da Luta contra a Aids, e quem passar pela Carioca poderá realizar o teste para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C. Morador de Santa Teresa, o artista Lucas Pires, de 28 anos, passou pelo estande da vigilância estadual para verificar como está a saúde.

- Eu estava por aqui e resolvi fazer esse exame . É importante cuidar da saúde. Se cuidar é cuidar do outro - ressaltou ele.

São mais de 10 tipos de serviços à disposição da população no Largo da Carioca, como aferição de pressão, medição de glicose e colesterol, atendimentos clínicos dermatológicos para avaliação de hanseníase e ritmo cardíaco.

Aposentada, a moradora da Muzema Rogéria Conceição Silva, de 60 anos, sofreu um infarto recentemente e destacou a importância dos serviços oferecidos na Semana da Saúde.

- Em dezembro, sofri um infarto e fiz uma cirurgia. Foi muito difícil, tenho sequelas até hoje dessa doença. Hoje, parei para medir minha pressão e ver como está meu colesterol. A gente precisa se cuidar - destacou ela.

O evento tem ainda a área dedicada à saúde do homem, com a realização de exames com urologistas e teste de PSA, para prevenção ao câncer de próstata. E a saúde da mulher, com o Mamógrafo Móvel, onde são realizados mamografias e ultrassonografias.

Outro serviço muito procurado são os exames de função pulmonar e os testes alérgicos. Técnico de informática e morador de Nova Iguaçu, Elton Guido, de 39 anos, tem várias alergias. Ele aproveitou o evento para realizar os testes e ver como está a saúde.

- Eu tenho alergia a poeira, perfume, tempo úmido, a tudo. Desde criança, eu luto com esse problema e, com esse exame, descobri mais alergias. Agora, é picada de mosquito e ácaros. A gente precisa se cuidar - destacou ele.

Combate à Aids - Além da realização do teste rápido para diagnosticar a infecção pelo vírus HIV, a Semana da Saúde vai oferecer exame para identificação de sífilis, outra doença sexualmente transmissível que requer atenção. Haverá também distribuição de preservativos.

Doação de sangue - O Hemorio montou um posto de coleta de sangue para os três dias de evento. Será possível fazer a coleta de 300 doações por dia. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais e devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Saúde do homem - Para encerrar o Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer da próstata e promoção da saúde do homem, a ação contará com uma estrutura na qual os visitantes participarão de palestras e poderão passar por consulta com especialista e exames de PSA para investigação de tumores na próstata. Para realizar o atendimento, é preciso ter mais de 50 anos ou histórico de casos de câncer de próstata na família.

Mamografia - Os resultados dos exames de ultrassonografia serão disponibilizados imediatamente após a sua realização. Já os laudos das mamografias serão entregues no Centro Estadual de Diagnóstico por Imagem - Rio Imagem. Endereço: Av. Presidente Vargas 1733, Centro (em frente à Central do Brasil). Horário de entrega: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h.

Parcerias - A ação é uma parceria entre a SES, TV Band e rádio BandNews, e conta ainda com o apoio das Drogarias Venancio, Medlevenshon, Águas do Rio, Brasil sem Alergia, Cruz Vermelha e Guaravita.

 

Confira as imagens: https://drive.google.com/drive/folders/1zCZRaIDP66fgDwMRFa2Kb91QvIblL55Z?usp=share_link