Evento promove visibilidade a grupos culturalmente diferenciados
Estão abertas as inscrições para o Raizes RJ: I Encontro Estadual de Saberes Populares e Tradicionais de Saúde. Nele, será possível dar visibilidade a grupos culturalmente diferenciados, que se reconhecem como tradicionais, promovendo momentos de encontro, trocas de experiências, mas, principalmente, criando narrativas sobre as práticas realizadas.
Acredita-se que este encontro permitirá começar o mapeamento e reconhecimento dos territórios com seus atores da saúde, lançando assim a Rede Estadual de Benzedeiras, Raizeiros, Mateiros e Pajés do Rio de Janeiro, que ao longo do tempo vai agregando representantes de quilombos, aldeias, assentamentos e acampamentos. A consolidação desta rede pode contribuir para a preservação dos conhecimentos, dos territórios, seus recursos e suas gentes.
Na medida em que esses conhecimentos tradicionais e seus agentes passam a ganhar visibilidade e valor no meio acadêmico e junto aos profissionais de saúde, esperamos que sua circulação ocorra de forma respeitosa e profícua entre pesquisadores e profissionais de saúde.
Os interessados em participar do Encontro podem se inscrever através do link https://www.raizes2021.sinteseeventos.com.br/inscricoes/capa
Texto de Carmen Lúcia