Evento com participação de gestores e profissionais da área debate a segurança dos pacientes
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) promoveu, nesta quarta-feira (17/05), o XXXVII Fórum Permanente de Atenção Primária à Saúde (APS), na nova sede da secretaria, no Rio Comprido, Zona Norte do Rio. A edição do encontro debateu o tema “Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde do Estado do Rio de Janeiro: Possibilidades de desafios”. Representando o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, a subsecretária de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Cláudia Mello, abriu o fórum destacando a relevância da segurança do paciente para todos os profissionais.
“É importante destacar que o paciente é o centro do cuidado. Segundo dados do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP), quatro a cada 10 pacientes sofrem um dano na Atenção Primária à Saúde. É um dado muito relevante, de que precisamos priorizar sempre a melhor assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou a subsecretária de Vigilância a Atenção Primária à Saúde, Cláudia Mello.
Durante o encontro, foram discutidos os principais avanços e desafios da segurança do paciente, novas estratégias e experiências nos diversos cenários da atenção à saúde. O primeiro painel contou ainda com a apresentação da Coordenadora de Segurança do Paciente e Gestão de Risco da Superintendência de Vigilância Sanitária da SES-RJ, Maria de Lourdes Moura. Esteve presente ainda, em formato online, a assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Carla Ulhoa André.
O coordenador da área técnica da Saúde das Mulheres da SES-RJ, Antônio Braga Neto, abriu o segundo painel com o tema “As boas práticas para o Pré-Natal Seguro na Atenção Primária à Saúde”. O pesquisador destacou que mais de 90% das mortes maternas ocorrem por motivos evitáveis.
“Nós da área da saúde precisamos realizar o diagnóstico precoce da gestação, a lista de exames pré-natal, a prevenção de doenças, informar sobre o aleitamento materno, além de identificar o risco obstétrico. Ressalto a importância do cuidado, do diálogo, das rodas de conversas entre as mães e os profissionais de saúde. Quando uma mãe morre, desagrega uma família inteira”, disse o pesquisador Braga Neto.
Ainda durante o segundo painel, a analista de Pesquisa Clínica da Bio-Manguinhos/Fiocruz, Patrícia Mouta, falou sobre o papel da Atenção Primária à Saúde no primeiro contato com a população. Além disso, a enfermeira sanitarista do Centro Especial de Vacinação da SMS-RJ, Ana Carolina Manzi, destacou os parâmetros de um trabalho seguro e imunizado nas salas de vacinação.
No painel “Estratégias Inovadoras e Experiência Exitosa”, a farmacêutica do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da Fiocruz, Isabella Lopes, apresentou o estudo sobre o uso de medicamentos ofertados à população do entorno de Manguinhos, a partir do diálogo com os agentes comunitários de saúde. Participaram, ainda, a coordenadora de Educação Permanente da SES-RJ, Adriana Justo, e a enfermeira da equipe de Saúde da Família de Quissamã Vivian Santos.