Secretaria de Estado de Transformação Digital e PRODERJ realizam Fórum de TIC

A Secretaria de Estado de Transformação Digital e o PRODERJ realizaram, nesta segunda-feira (17), mais uma edição do Fórum de TIC do Estado do Rio de Janeiro. O encontro, que aconteceu no Espaço Cultural Humberto Braga, do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), reuniu os assessores de tecnologia das secretarias e órgãos estaduais.
“Gostaria de agradecer a presença de todos e o apoio do TCE-RJ. Essa sinergia entre os órgãos, a secretaria e o PRODERJ é fundamental para o avanço em temas prioritários. Destaco o apoio do governador Cláudio Castro e o trabalho que vem sendo realizado pelo presidente da Autarquia, Flávio Rodrigues. O PRODERJ vem avançando em diversos temas como a modernização da infraestrutura tecnológica, segurança da informação e governo digital. Lançado este ano, o número de serviços oferecidos pelo RJ Digital, através do portal integrado, saltou de 1.316 para 1.898, um aumento de 44,2%”, ressaltou o secretário de Estado de Transformação Digital, Mauro Farias, durante a abertura do evento.
Durante o evento, o vice-presidente de Estratégia, Governança e Inovação da Autarquia, Bruno Cunha, realizou uma apresentação que destacou as principais ações que vem sendo realizadas pela Autarquia. Foram abordados temas como o programa de capacitação Academia PRODERJ, o RJ Digital e o relacionamento com os clientes através de iniciativas como a central de atendimento. O gestor destacou que o Rio ganhou este ano o prêmio de entidade estadual de TIC que mais avançou no ranking que mensura a implantação do governo digital entre os estados. Promovido pela ABEP-TIC, a premiação ressalta o avanço do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado por meio do PRODERJ.
O fórum contou com diversas apresentações de assuntos prioritários. O vice-presidente de Tecnologia do PRODERJ, Carlos Viana, abordou o tema “Considerações sobre a elaboração da Ata de Registro de Preços de Omnichannel” e o consultor em Experiência do Usuário da Vice-Presidência de Governo Digital da Autarquia, João Elias, apresentou o case “Ferramentas de Governo Digital”. Durante o período da tarde, a assessora do Escritório de Processos e Inovação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Camila Carvalho, apresentou a palestra “Simplificação de processos para o Governo Digital”.
O evento teve continuidade com um painel sobre “Governo Digital”. O vice-presidente do PRODERJ Bruno Cunha foi o moderador do encontro, que contou com a participação da superintendente de Informática da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mariana Bezerra, do subsecretário de Gestão Estratégica da SES, Anderson Mattos, da superintendente de Inovação e Modernização da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Luana Abreu, e do vice-presidente de Governo Digital da Autarquia, Rodrigo Xavier.
Temas sugeridos pelos assessores foram apresentados no case “Infraestrutura de TIC como serviço”. A palestra foi realizada pelo diretor de Infraestrutura Tecnológica do PRODERJ, Daniel Luzente, pelo diretor de Segurança da Informação, Marcelo Lintomen, e pelo diretor de Sistemas e Soluções, Joacy Reis, que abordaram os cenários de infraestrutura, segurança da informação e sistemas. O último painel teve o tema “Contratação de Soluções de TIC”. Foram convidados o subsecretário de Logística da SEPLAG, Thiago Dias, o vice-presidente de Administração do PRODERJ, Diego Henrique e o vice-presidente de Tecnologia, Carlos Viana. A assessora-chefe da Vice-Presidência de Administração, Cristina Drongitis, foi a moderadora do encontro.
O presidente do PRODERJ, Flávio Rodrigues, realizou o encerramento do evento. O gestor agradeceu a presença de todos os assessores de tecnologia estaduais e destacou a importância das palestras e painéis apresentados durante o encontro.
“Gostaria de destacar o apoio do governador Cláudio Castro, do secretário Mauro Farias e o trabalho incansável que os servidores vêm realizando nos últimos anos na área de TIC estadual. Com todo esse avanço, que irá continuar, quem ganha é a gestão pública e o cidadão fluminense, através da prestação de serviços de qualidade e o desenvolvimento de novas soluções. As secretarias e órgãos estaduais podem contar com o apoio do PRODERJ”, destacou Flávio Rodrigues.