Tesouro escondido? Operação encontra mais de 200 litros de combustível adulterado ocultos em fundo falso de posto em Campo Grande

Tesouro escondido? Operação encontra mais de 200 litros de combustível adulterado ocultos em fundo falso de posto em Campo Grande
fiscalização

Uma operação conjunta da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON), do PROCON-RJ, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), do Comando de Polícia Ambiental do Estado do Rio de Janeiro (CPAM) e da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), realizada nesta terça-feira (27/01) flagrou um esquema de fraude em um posto de combustíveis em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Durante a fiscalização, agentes encontraram mais de 200 litros de gasolina adulterada escondidos em um tanque com fundo falso, numa clara tentativa de burlar ações de fiscalização e enganar o consumidor.
 
No local, testes realizados apontaram que a gasolina armazenada apresentava teor de etanol de cerca de 80%, muito acima do limite máximo permitido pela legislação, que é de 30%. A adulteração representa risco direto à segurança do consumidor, pode causar danos aos veículos e configura prática grave contra as normas do setor.

A estrutura do tanque com fundo falso indicava a intenção de ocultar o combustível irregular das fiscalizações conduzidas pelos órgãos de controle, reforçando a suspeita de fraude deliberada

De acordo com o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, a fraude demonstra um desrespeito total à lei e à vida do consumidor.
 
- Estamos falando de um combustível completamente fora do padrão, escondido para enganar a fiscalização e, principalmente, o consumidor. Esse tipo de prática pode causar sérios prejuízos aos veículos e coloca em risco a segurança das pessoas. Quem age assim será responsabilizado -, afirmou.
 
Durante a mesma operação, outro posto de combustíveis na região foi interditado de forma cautelar por apresentar risco iminente à vida e à segurança do consumidor. 
 
No estabelecimento, foi constatada a realização de uma obra de grande porte entre as bombas de abastecimento, com fiação elétrica exposta nas ilhas, em área de circulação de combustíveis altamente inflamáveis. A situação poderia gerar centelhas, curto-circuito ou até explosão.
 
Mesmo havendo licença para a obra, os fiscais entenderam que a segurança dos consumidores e trabalhadores deve ser prioridade absoluta. Diante do risco, todas as bombas e ilhas de abastecimento foram interditadas até que o posto comprove o isolamento adequado das áreas em obra, a conclusão dos serviços ou apresente laudo técnico de profissional habilitado atestando a inexistência de risco, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.
 
Fiscalizações em todo o estado
 
As ações de fiscalização têm sido intensificadas em todo o estado do Rio de Janeiro. Nos últimos 12 meses, 153 postos de combustíveis foram autuados e 53 interditados por irregularidades que ferem os direitos do consumidor, colocam em risco a segurança da população e violam a legislação vigente. As operações seguem de forma permanente para coibir fraudes, garantir transparência nas relações de consumo e proteger o cidadão fluminense.

.

v_20251119_0