play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Governo do Estado licencia nova linha de decoração de garrafas da Ambev

Governo do Estado licencia nova linha de decoração de garrafas da Ambev
Governo do Estado licencia nova linha de decoração de garrafas da Ambev

Licenciamento emitido pelo Instituto Estadual do Ambiente vai permitir que a Ambev pinte no Rio de Janeiro o rótulo das garrafas da sua marca premium Corona

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio do Sistema de Licenciamento Ambiental e demais Procedimentos de Controle, o Selca, licenciou, recentemente, uma nova cadeia de produção do grupo Ambev. Com investimento de R$ 61 milhões, a cervejaria inaugura uma nova linha decoradora para a marca Corona. A capacidade da nova é de 36 mil garrafas/hora, tanto da versão long neck convencional quanto da garrafa de 600ml. 

– Nosso moderno sistema de licenciamento tem como objetivo garantir maior agilidade e eficiência nos pedidos de concessões. A metodologia tem como base as melhores práticas internacionais, simplifica procedimentos administrativos, atrai novas empresas e gera empregos. Dessa forma, otimizamos, com responsabilidade ambiental, a produção em solo fluminense do maior grupo cervejeiro do país – afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, em visita à fábrica nesta segunda-feira (24/6).

A novidade do maquinário licenciado pelo órgão ambiental tem a ver com a garrafa de vidro transparente que, em vez de ter rótulo de papel, é pintada – ou, no termo técnico, decorada. Com a nova linha, a Ambev será capaz de decorar as garrafas dentro da sua unidade. Dessa forma, a fábrica do Rio de Janeiro será capaz de produzir, decorar e envasar 80% das long necks de Corona consumidas no Brasil. Para a instalação do projeto e a operação foram gerados mais de 230 empregos diretos e indiretos.

– A produção de Corona é especial e a sua garrafa é icônica, um símbolo da marca de cerveja premium que mais cresce no país e impulsiona o nosso portfólio. Além disso, esse investimento reforça a importância do estado do Rio de Janeiro para o nosso negócio, com a fábrica de Campo Grande recebendo a nossa primeira linha decoradora de Corona – afirma Joilson Conceição, Diretor da Cervejaria Nova Rio da Ambev. 

Sistema de Licenciamento

Lançado em 2021, o Sistema de Licenciamento Ambiental e demais Procedimentos de Controle especifica um leque de instrumentos de licenciamento e controle ambiental que leva em conta indicadores de desempenho do empreendimento ou atividade e estratégias previamente estabelecidas, bem como os riscos e impactos envolvidos no empreendimento ou atividade. Entre os benefícios do sistema está também a redução para apenas uma etapa para a implantação de atividades com vigência máxima de oito anos, além de ampliação dos prazos de licenças.