play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Restauração Ecológica

Restauração Ecológica

Portal da Restauração Ecológica Fluminense 

O Portal da Restauração Florestal Fluminense é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA).

O Portal um dos instrumentos da Resolução INEA nº 143/2017, que institui o Sistema Estadual de Monitoramento e Avaliação da Restauração Florestal (SEMAR) e tem como objetivo traçar um panorama da situação dos projetos de restauração florestal no território fluminense, a partir de informações de campo. A ferramenta pretende centralizar e disponibilizar dados sobre os programas, projetos e ações de restauração vigentes no estado do Rio de Janeiro, buscando ser um elo de comunicação, divulgação e diálogo permanente junto à sociedade, com foco na restauração florestal da nossa Mata Atlântica.

Acesse o portal da restauração ecológica fluminense: http://www.inea.rj.gov.br/portaldarestauracao 

Programa Florestas do Amanhã

O programa Florestas do Amanhã nasce com a finalidade de incentivar e promover ações e iniciativas de restauração florestal e da paisagem da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro. Assim contribui para implementar a agenda do desenvolvimento sustentável no Estado, conectando ações de preservação da biodiversidade, da segurança hídrica, além de assegurar a geração de empregos a curto, médio e longo prazo, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O Florestas do Amanhã visa conectar pessoas e florestas das gerações presentes para as gerações futuras conservando o nosso maior patrimônio natural que é a Mata Atlântica e seus ecossistemas.

Objetivo

Recompor a cobertura florestal e cumprir de forma eficaz e eficiente os investimentos da Carteira da Restauração Florestal, vinculados ao Fundo da Mata Atlântica. Inicialmente pretende-se restaurar aproximadamente 5 mil hectares de Mata Atlântica na Região Hidrográfica V do Estado do Rio de Janeiro, garantindo o pronto cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), e do Termo de Compromisso de Restauração Florestal nº 001/2019 (TCRF), ambos assinados em 09/09/2019 com o Estado, bem como o atendimento à Lei Estadual nº 8.538/2019. A partir da implantação em escala da restauração na Região Hidrográfica da Baia de Guanabara possibilitar diversos arranjos de expansão do Programa Florestas do Amanhã para demais regiões do estado do Rio de Janeiro. Pretende-se ampliar o programa para todos os municípios do estado, através de novas fases.

Metas

  • Atendimento ao TAC Comperj, compromisso global de 5.005,8 hectares
  • Restauração da biodiversidade no interior de Unidades de Conservação (federal, estadual e municipal)
  • Restauração de áreas de captação de água para abastecimento público, destacadamente nas áreas dos Sistemas Imunana-Laranjal, Lagunar Maricá-Guarapina, Guapiaçu-Macacu
  • Adequação ambiental de propriedades vinculadas ao CAR/PRA
  • Restauração das paisagens com formação de corredores ecológicos e florestais
  • Aumento da resiliência climática e adaptação as mudanças climáticas
  • Monitoramento e avaliação das ações do projeto
  • Capacitação de mão-de-obra, geração de renda e participação social

Para obter mais informações, acesse o portal do Programa Florestas do Amanhã: https://geoportal.inea.rj.gov.br/portal/apps/storymaps/stories/82f1b32bafb84e1a82f1c0900d381a8c