play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

No final de semana dos oceanos, estado do RJ apoia ações no mar e de limpeza das praias

No final de semana dos oceanos, estado do RJ apoia ações no mar e de limpeza das praias
No final de semana dos oceanos, estado do RJ apoia ações no mar e de limpeza das praias

Movimento que põe em pauta a conservação dos litorais e oceanos acontecerá em Copacabana sábado e domingo
 

Em um esforço conjunto para preservar belezas naturais e a saúde ambiental das praias, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, aderiu à ação de limpeza realizada pelo Instituto Limpa Brasil entre os dias 8 e 9 de junho. O movimento levanta pautas importantes, como a limpeza das praias e a conservação dos oceanos.

Na ação denominada “Eu nado pelos oceanos”, que será iniciada às 8h de sábado (8), a primeira mulher a realizar a travessia marítima do Leme ao Pontal, Patrícia Farias e Lady Merle Liivand, da Estônia, irão iniciar o desafio, que irá durar 24 horas, e envolverá outros dois nadadores profissionais ao longo do caminho: Priscila Magalhães
Ivan Nogueira JR.

Já no domingo, às 8 horas, na praia de Copacabana, Posto 6, será encerrada a “maratona marítima” e quando os nadadores sairem da água, se juntarão a uma “Sereia”. Em seguida, no mesmo local, uma equipe de 200 voluntários dará início ao mutirão de limpeza das areias.

Todos os resíduos recicláveis gerados e recolhidos no evento serão destinados aos catadores, contribuindo com a geração de renda destes trabalhadores.
Só neste ano, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgou 40 boletins de balneabilidade. O ponto de coleta em frente à Rua Francisco Otaviano, em Copacabana, aparece como balneável em 100% deles, enquanto os outros três pontos estiveram recomendáveis em 93%. Esses resultados são atribuídos às obras realizadas pelas concessionárias de saneamento, após a concessão dos serviços Estado do RJ.

Nesses últimos três anos, período pós-concessão e de avanços nos projetos fundamentais para a sustentabilidade, limpeza e recuperação da Baía de Guanabara, já foi identificada a diminuição de 92% de poluição na Praia do Flamengo, outro cartão-postal do Rio de Janeiro.

As ações impactam diretamente na melhoria da qualidade da água das praias banhadas pela Baía de Guanabara, como por exemplo a de Botafogo e Praia Vermelha (Urca), que voltaram a ser frequentadas depois de décadas. Além disso, o aparecimento de animais sensíveis às mudanças também foi identificado, como os cavalos marinhos e arraias.