play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade inicia capacitação municipal a partir do Desafio dos ODS

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade inicia capacitação municipal a partir do Desafio dos ODS
Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade inicia capacitação municipal a partir do Desafio dos ODS

Iniciativa busca desenvolver soluções criativas para o desenvolvimento sustentável fluminense
 

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e a ONU-Habitat deram início, na última segunda-feira (10/5), à Jornada do Desafio dos ODS, iniciativa que visa acelerar a busca de soluções criativas para problemas municipais associados ao desenvolvimento sustentável. A ação, que estreou em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, integra o programa de resiliência urbana inédito no Brasil, o Rio Inclusivo e Sustentável. 

No encontro, a equipe da pasta ambiental se reuniu com representantes de Belford Roxo, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro e São João de Meriti. Ainda estão programadas para este mês ações em Resende, Paraíba do Sul, Angra dos Reis, Mangaratiba e outras cidades estratégicas no território fluminense. 

– As mudanças climáticas já são uma realidade e precisamos unir esforços para que, juntos, encontremos soluções. A ideia é alcançar todas as regiões do Estado, pois entendemos que os municípios são peças-chaves para a construção de um futuro alinhado à sustentabilidade e às metas globais nesta temática – afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, destacando que o projeto será um diferencial para o Estado.

– Este trabalho nos permitirá ter um planejamento real, adaptado à realidade de cada região do estado, de acordo com as  especificidades de cada uma delas. Isso será um diferencial para que possamos ter cidades resilientes, um diferencial para o Rio de Janeiro – acrescentou. 

A Jornada do Desafio dos ODS envolve atividades presenciais, abertas aos municípios fluminenses, visando a mobilização temática, o engajamento no projeto e capacitação dos participantes nas agendas globais e sua localização a nível local. Neste ciclo, serão tratados conteúdos expositivos e práticos, a fim de compartilhar conceitos e experiências de sucesso, bem como ferramentas e metodologias referenciadas pela ONU.

Os municípios serão capacitados para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com especial atenção aos temas: água potável e saneamento; cidades e comunidades sustentáveis; mudanças climáticas e conservação dos oceanos e da vida marinha. Os encontros abordam ainda educação ambiental climática, a importância do G20 e a Nova Agenda Urbana (NAU).