play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Secretaria de Estado do Ambiente promove seminário sobre Economia Circular na Casa G20

Secretaria de Estado do Ambiente promove seminário sobre Economia Circular na Casa G20
Secretaria de Estado do Ambiente promove seminário sobre Economia Circular na Casa G20

Evento debateu a transição de um modelo econômico tradicional para uma alternativa sustentável que transforma resíduos que iriam para o lixo em novos produtos

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade promoveu o seminário sobre Transição para Economia Circular na manhã desta quarta-feira (22/5), na Casa G20, em Ipanema. O titular da pasta, Bernardo Rossi, participou da cerimônia de abertura e destacou a relevância do tema para a sociedade e para o meio ambiente. A proposta é reutilizar, reciclar e diminuir as emissões de carbono na atmosfera.

O conceito de economia circular parte do princípio de adoção de práticas sustentáveis que visam o ciclo holístico da produção, diferentemente da economia tradicional, que foca somente no consumo, produção e descarte.

De acordo com Rossi, neste modelo, os resíduos sólidos que iriam para o lixo são reaproveitados como matéria prima para novos produtos, tendo como foco um melhor uso dos recursos naturais através de novos modelos de negócios, como a simbiose industrial.

— A economia circular é uma revolução, que possibilita  novos modelos de negócios, otimização nos processos de fabricação e menor matéria-prima virgem. A economia circular prioriza insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis. Vale lembrar que estamos a todo vapor em nossas ações de restauração florestal, economia azul e muito mais.

Ainda durante o seminário, a subsecretária de Recursos Hídricos, Ana Asti, falou sobre os novos projetos e programas da Secretaria de Estado do Ambiente, e pontuou alguns dos benefícios que a economia circular pode trazer a longo prazo.  

— O Rio é um dos primeiros estados a iniciar essa transição, pois a economia circular repensa todo o modelo de produção atual com os olhos voltados para o futuro – disse a subsecretária